MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de junho de 2023

Trump escondeu documentos secretos até no banheiro, diz relatório

 


Imagens contidas no processo federal de acusação mostra baixas com arquivos escondidos em diversos cômodos do resort do ex-presidente em Mar-a-Lago, na Flórida


Tribuna da Bahia, Salvador
10/06/2023 09:50
1 dia, 7 horas e 3 minutos
Foto: Carlos Barria / Reuters

O ex-presidente Donald Trump supostamente manteve documentos confidenciais em vários lugares em seu resort Mar-a-Lago, incluindo um salão de baile público, um quarto e até mesmo em um banheiro.

De acordo com a acusação contra Trump divulgada nesta sexta-feira (9), o resort da Flórida sediou mais de 150 eventos sociais, incluindo casamentos, estreias de filmes e arrecadação de fundos entre janeiro de 2021 e agosto de 2022, quando o FBI executou uma busca aprovada pelo tribunal nas instalações para os documentos.

Embora o Serviço Secreto tenha protegido Trump e seus familiares depois que ele deixou o cargo, a agência não foi responsável pelas caixas ou conteúdo, nem Trump disse que os documentos classificados estavam em Mar-a-Lago, afirma a acusação.

Alguns documentos classificados continham informações sobre a defesa dos EUA e capacidades nucleares que exigiam tratamento especial, de acordo com a acusação.

Inicialmente, alguns dos camarotes foram empilhados no palco do Salão Branco e Dourado de Mar-a-Lago, segundo a acusação. Os promotores descrevem o salão de baile como um espaço onde “ocorriam eventos e reuniões”.

Ocultar ou destruir

Os promotores alegam que Trump tomou várias medidas para obstruir a investigação sobre o manuseio de documentos confidenciais, de acordo com a acusação federal. O ex-presidente recomendou a seu advogado para dizer ao Departamento de Justiça que não tinha os documentos solicitados pela intimação, dizem os promotores na acusação.

Além disso, alega, Trump instruiu seu assessor Walt Nauta a mover documentos para ocultá-los dos próprios advogados de Trump e agentes do FBI, e até sugeriu a seu advogado que “ocultasse ou destruísse os documentos” solicitados pela intimação.

“O objetivo da conspiração era que Trump guardasse documentos confidenciais que ele havia levado da Casa Branca e os escondesse e ocultá-los de um grande júri federal”, dizia a acusação.

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário