Ações de advocacy do CRA-SP reforçam a importância do administrador para o sucesso das empresas
Nos últimos dois anos, o CRA-SP realizou importantes visitas à entidades para dialogar sobre a necessidade de um administrador ser o responsável pelo plano de negócios das empresas, como condicionante para a validade do documento
Para educar o mercado sobre a necessidade e o valor agregado que um profissional registrado no Sistema CFA/CRAs confere às organizações, o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, realizou ao longo dos dois últimos anos importantes visitas a entidades do cenário nacional.
Neste ano de 2024, as reuniões aconteceram na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, com a participação de Pedro Castelar, chief of staff da entidade; e no Instituto de Auditoria Independente do Brasil - IBRACON, com a presença de Marco Aurelio Fuchida, superintendente-geral da organização.
Já em 2023, Whitaker foi recebido por Geraldo Soares e Jean Leroy, respectivamente presidente do conselho de Administração e presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - IBRI; por André Milanez, diretor-executivo financeiro da B3; por Isaac Sidney Menezes Ferreira, presidente da Federação Brasileira de Bancos - Febraban; e por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
Na maior parte dessas visitas, conhecidas no mercado como uma prática de advocacy, ou seja, um mecanismo utilizado para influenciar tomadores de decisão na mudança ou na criação de políticas públicas em favor de uma causa, Whitaker esteve acompanhado do Adm. Leonardo Macedo, presidente do Conselho Federal de Administração - CFA.
O objetivo das reuniões foi ampliar o debate sobre a importância de os planos de negócios das empresas que se relacionam com essas instituições serem assinados por um administrador registrado no Sistema CFA/CRAs, como condicionante de validade para o documento.
Mortalidade e sucesso dos negócios
De acordo com o estudo mais recente do Sebrae sobre o tema, referente o ano de 2020, dentre os negócios que fecharam as portas em menos de cinco anos de atividades, 17% disseram não ter feito nenhum planejamento e 59% fizeram para, no máximo, 6 meses. Em relação à capacitação, o grupo das empresas que fecharam as portas foi onde houve a maior proporção de profissionais que conheciam menos aspectos relevantes do negócio.
Por isso, nas visitas realizadas ao longo dos últimos dois anos, os representantes do CRA-SP e do CFA relembraram que o plano de negócios é o início da constituição de uma empresa, momento de elaboração de uma análise estratégica que envolve todos os campos vitais da Administração, auxiliando o empreendedor em relação à viabilidade do negócio, aos riscos que serão assumidos, aos potenciais concorrentes, ao plano financeiro a ser estabelecido e às estratégias de marketing que devem ser adotadas.
Para o presidente do CRA-SP, é sempre importante lembrar ao mercado as competências que o administrador possui para gerir uma empresa. “Embora essa seja uma prerrogativa legal, sabemos que no dia a dia muitos negócios atuam sem o conhecimento necessário para a gestão. Ao ter um plano de negócios assinado por um administrador, conseguimos maior garantia de que as informações necessárias para o sucesso do empreendimento foram analisadas e estudadas por meio de ferramentas e processos adequados. Isso não só valoriza a profissão e aumenta a empregabilidade do administrador, mas principalmente ajuda as empresas e a economia brasileira a se desenvolver melhor”, defende Whitaker.
Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
Informações para a imprensa:
Katia Carmo – katia.silva@crasp.gov.br
Telefone: (11) 3087-3474
Karen Rodrigues – karen.rodrigues@crasp.gov.br
Telefone: (11) 3087-3477
Nenhum comentário:
Postar um comentário