MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de julho de 2024

Livro “Didática Crítica no Brasil”, da Cortez Editora, é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

 

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou a lista dos 10 semifinalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. No total, foram inscritas 1.953 obras para esta primeira edição, em 29 categorias, distribuídas em dois eixos (Ciência e Cultura e Prêmios Especiais). 


Um dos semifinalistas é o livro Didática Crítica no Brasil, organizado por Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdés Puentes e Selma Garrido Pimenta, distribuído pela Cortez Editora. 


Na obra, os estudiosos se reuniram e se debruçaram sobre uma ampla gama de abordagens didáticas, buscando ampliar a terceira onda crítica da didática no Brasil. 


O livro traduz, em um enorme esforço de vários coletivos de pesquisadores e professores que têm empreendido uma luta histórica de valorização do campo, a sólida, consistente e crítica posição da didática no Brasil, que precisa ocupar as agendas das políticas públicas no país e alcançar os processos de organização da atividade pedagógica na escola, princípio e finalidade da didática enquanto ciência da Educação. 


Marilza Vanessa Rosa Suanno, vice-presidente da ANDIPE, PPGE/FE/UFG, DIDATIKÉ, comentou: "A obra ‘Didática Crítica no Brasil’, semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, atualiza o debate e contextualiza a Didática ao apresentar um movimento crítico e plural de resistência e de contraposição ao tecnicismo, neotecnicismo neoliberal e neoconservadorismo no campo educacional brasileiro. O ensino e a aprendizagem, manifestos em sua globalidade, apontam para a necessidade de aparelhar a agenda das políticas públicas no Brasil, em específico, para a organização do ato educativo e das práticas pedagógicas na escola. Assim como, dispõe para cursos de licenciaturas, programas de pós-graduação e escolas, uma produção atualizada para o estudo coletivo, o que pode inspirar, na relação entre teoria e prática, a criação de inéditos-viáveis no contexto escolar e na docência".


O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado neste ano, e é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, e tem o objetivo de valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no país. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. 


Serviço 

Didática crítica no Brasil 

  • Autor: Selma Garrido Pimenta, Andréa Maturano Longarezi e Roberto Valdés Puentes 
  • Editora: CORTEZ 
  • Categoria: Educação 
  • Páginas: 328 
  • Preço: R$ 94,00 
  • Compra: pelo link 



Sobre a Cortez Editora 

Com 44 anos de atuação e sempre comprometida com a Educação de todos, atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo cerca de 1.200 títulos, assinados por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também obras de novos intelectuais. Sua linha infantojuvenil tem ganhado prêmios de destaque nos âmbitos nacional e internacional.  

Siga a Cortez Editora nas Redes: Facebook.com/editoracortez | Insta: @cortezeditora / Tiktok: @cortezeditora


(11) 3062-9951 |3081-1260 |

Nathalia Machado parceria6comunic3@uol.com.br

(19) 98305.7175

Antoune Nakkhle parceria6@parceria6.com.br (11) 99146.6196


Livro “Didática Crítica no Brasil”, da Cortez Editora, é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024  

Nenhum comentário:

Postar um comentário