Inteligência Artificial: como torná-la uma aliada no modelo de vendas
Vender é entender. Eis aí o grande desafio: compreender cada cliente, segmento, solução que oferecemos e cada persona
*Por Shirley Fernandes
Ao
longo dos anos, minha trajetória profissional tem sido marcada pela
venda de soluções tecnológicas inovadoras. Nesse contexto, pude
testemunhar o surgimento de diversas ferramentas disruptivas que
revolucionaram a forma como realizamos o processo de comercialização.
Contudo,
nos últimos dois anos, o avanço exponencial das tecnologias baseadas em
Inteligência Artificial (IA) tem sido tão impressionante que me vejo
constantemente surpreendida, chegando à conclusão de que “vou morrer e
não ver de tudo”, dentre esses e tantos outros jargões que utilizamos
para expressar nossa incompreensão sobre o futuro com a IA.
Vender
é entender. Eis aí o grande desafio: compreender cada cliente,
segmento, solução que oferecemos e cada persona. Além, é claro, de
mapear a nuvem de decisão nos nossos clientes, entender sobre as
necessidades de cada negócio, fazer propostas mais assertivas,
acompanhar o processo de vendas de cada cliente, estruturar o orçamento,
o due date de cada deal, enfim... esse “entender” tem uma abrangência
gigante e consome muito tempo. O que chamo de tempo operacional.
Nesse
sentido, a IA tem sido uma grande aliada para vendedores estratégicos
ao facilitar o planejamento diário com suas capacidades de processamento
de dados, conexão de informações e compartilhamento de insights,
reduzindo tarefas repetitivas e o tempo de pesquisa. Isso me permitiu
explorar profundamente o comportamento dos clientes, as tendências do
mercado e focar mais em oportunidades comerciais, aproveitando ao máximo
sua eficiência no contexto das vendas. Libertador, eu diria.
Deixar
de fazer o processual, apenas conferir e investir ainda mais tempo para
trazer a melhor experiência para o cliente. Afinal, o foco é o cliente.
O nosso despertar, levantar e trabalhar tem que ser com sede em superar
as expectativas do cliente e proporcionar a melhor experiência para
ele. Porém, isso demanda investimento de tempo e, tenho vivenciado na
prática junto ao meu time de vendas que com a IA, podemos escalar muito
mais.
Destaco dois pontos de atenção:
• A
IA funciona muito bem nas mãos de vendedores protagonistas, onde
entendem que eles comandam e ela faz o suporte. Jamais podemos achar que
ela fará tudo.
• Tudo envolve muito desenvolvimento. Como uma
equipe de inovação focada em desenvolver soluções em IA que trazem
experiências como essas e aceleram resultados.
A integração da
IA no cotidiano profissional tornou-se crucial para lidar com desafios
como a otimização do tempo operacional e o aperfeiçoamento das
interações com os clientes. Um exemplo prático disso é a integração de
ferramentas de IA em sistemas de CRM, como o Dynamics. Essas soluções
não apenas automatizam tarefas operacionais, mas também fornecem
insights valiosos para os profissionais.
Em um estudo recente,
por exemplo, descobriu-se que 60% dos vendedores entrevistados não
tinham autonomia para gerar propostas sem depender de informações
internas da empresa. Com a IA, essas informações podem ser
disponibilizadas de forma mais eficiente, permitindo que vendedores
atuem com maior independência e agilidade. Além disso, a IA pode ser
usada para analisar dados e gerar relatórios internos, contribuindo para
um controle mais eficaz e uma tomada de decisão mais embasada, seja nos
mais variados segmentos da economia.
Mas tudo é um processo, por
isso descontrua a ideia de que tudo é rápido, fácil e acontece de um
dia para o outro. É preciso muito investimento prático e uma mudança de
mentalidade para aprender a trabalhar com a IA, juntar-se aos seus
benefícios, acreditar na eficácia e aplicar. Seu impacto é inegável nas
vendas, transformando todos os estágios desse ciclo, desde a prospecção
até o fechamento do negócio, por meio de análises preditivas que
consideram históricos de vendas, tendências de mercado e insights por
segmento.
Podemos desbloquear insights valiosos,
aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência
ao cliente quando integramos a inteligência artificial à estratégia
empresarial. Para avançar com sucesso no futuro, precisamos reconhecer
que a transformação e a reinvenção são essenciais para nos destacarmos
no mercado e prosperarmos. Embora a resistência exista, nossa vontade de
inovar deve sempre superá-la.
(*) Shirley Fernandes é
fundadora e sócia-diretora da N1 IT, empresa do Grupo Stefanini
especializada em consultoria de serviços na nuvem.
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