Páscoa 2024: pesquisa aponta que 55% dos consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 300
Estudo da Ecglobal detalha comportamento do consumidor para a data
Clique aqui para ter acesso o infográfico da pesquisa
São Paulo, março de 2024. Com a chegada do feriado da Páscoa, o comércio se prepara para atender o público para a data. Procurando mapear as tendências de consumo para o feriado, a Ecglobal, empresa pertencente à plataforma Haus, do Grupo Stefanini,
que tem como foco entender e analisar o comportamento do consumidor,
realizou uma pesquisa com mais de 500 pessoas sobre as expectativas para
a época especial.
Como de praxe, os chocolates seguem como o produto mais visado para a ocasião, com 87% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir o chocolate nessa Páscoa. A maioria (55%) deseja gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00 nas compras, distribuindo o valor em itens variados como ovos, trufas e bombons.
A alta procura reflete diretamente na relevância econômica da data especificamente para o setor do varejo, que tem a Páscoa como a sexta data mais lucrativa do ano.
“Com insights como esses, os lojistas podem se preparar melhor, prever
estoques e precificação de produtos. O estudo demonstra, ainda, a
importância das marcas em se conectarem com seus clientes de forma cada
vez mais autêntica e genuína. É essencial que o varejista entenda a
perspectiva do público sobre a data, e como ele se comporta durante esse
período para conquistá-lo”, destaca Adriana Rocha, cofundadora e CEO Global da Ecglobal.
Grande parte dos consumidores revelou realizar pesquisas de preços antes de ir às compras. Desses, 55% dão preferência para lojas físicas – 47% mencionam a Cacau Show. Outros 40% preferem utilizar as plataformas de vendas online para as compras, como as Lojas Americanas (44%). Entre as marcas, Nestlé (31%) sai na frente na lembrança dos compradores. Cacau Show (24%), Lacta (21%) e Garoto (13%), vem na sequência.
Para
as compras, sabor e variedade do chocolate (55%) são os maiores
motivadores dos consumidores, já brindes e surpresas nos ovos motivam
25% das escolhas, enquanto fatores nutricionais e embalagens
correspondem respectivamente por 16% e 28%.
Tradições
A
pesquisa aponta que quatro em cada dez pessoas celebram a Páscoa de
maneira religiosa, outras quatro comemoram sem se envolver
religiosamente e duas prezam apenas pelos doces tradicionais. Seguindo a
tradição, 98% do público planeja um almoço especial no domingo (31),
sendo 79% fará a refeição com a família. Apesar de ser um dos poucos
feriados prolongados, grande parte dos entrevistados (68%), optaram por
ficar em casa. Outros 16% irão para regiões interioranas e 12% para
litoral.
Entre os pratos que devem compor a mesa estão bacalhau
(53%), saladas (46%), churrasco (35%) e massas (32%). Nas sobremesas, os
ovos de Páscoa serão as estrelas da festa (60%), seguidos por doces
feitos com chocolates (49%) e pudim (47%).
Sobre a Ecglobal
A
Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do
Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e
Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do
consumidor, e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas.
Auxilia marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a
fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus
consumidores.
Sobre a Haus
A
Haus é plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas
seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua
focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e
a aumentarem suas receitas.
Sobre a Stefanini
A
Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação
no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo
de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar
soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias
premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas
seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility),
Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura
(Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de
38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que
mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral
(FDC). Para mais informações, clique aqui.
Informações para imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel: (11) 5105-7171
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br
Talita França – talita@dfreire.com.br
Thayná Franzo – thayna@dfreire.com.br
Gabriela Braga – gabriela@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário