sexta-feira, 29 de março de 2024

Páscoa 2024: pesquisa aponta que 55% dos consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 300

 

Páscoa 2024: pesquisa aponta que 55% dos consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 300

Estudo da Ecglobal detalha comportamento do consumidor para a data 

Clique aqui para ter acesso o infográfico da pesquisa

São Paulo, março de 2024. Com a chegada do feriado da Páscoa, o comércio se prepara para atender o público para a data. Procurando mapear as tendências de consumo para o feriado, a Ecglobal, empresa pertencente à plataforma Haus, do Grupo Stefanini, que tem como foco entender e analisar o comportamento do consumidor, realizou uma pesquisa com mais de 500 pessoas sobre as expectativas para a época especial.

Como de praxe, os chocolates seguem como o produto mais visado para a ocasião, com 87% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir o chocolate nessa Páscoa. A maioria (55%) deseja gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00 nas compras, distribuindo o valor em itens variados como ovos, trufas e bombons.

A alta procura reflete diretamente na relevância econômica da data especificamente para o setor do varejo, que tem a Páscoa como a sexta data mais lucrativa do ano. “Com insights como esses, os lojistas podem se preparar melhor, prever estoques e precificação de produtos. O estudo demonstra, ainda, a importância das marcas em se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais autêntica e genuína. É essencial que o varejista entenda a perspectiva do público sobre a data, e como ele se comporta durante esse período para conquistá-lo”, destaca Adriana Rocha, cofundadora e CEO Global da Ecglobal.

 Grande parte dos consumidores revelou realizar pesquisas de preços antes de ir às compras. Desses, 55% dão preferência para lojas físicas – 47% mencionam a Cacau Show. Outros 40% preferem utilizar as plataformas de vendas online para as compras, como as Lojas Americanas (44%). Entre as marcas, Nestlé (31%) sai na frente na lembrança dos compradores. Cacau Show (24%), Lacta (21%) e Garoto (13%), vem na sequência.

Para as compras, sabor e variedade do chocolate (55%) são os maiores motivadores dos consumidores, já brindes e surpresas nos ovos motivam 25% das escolhas, enquanto fatores nutricionais e embalagens correspondem respectivamente por 16% e 28%.

Tradições
A pesquisa aponta que quatro em cada dez pessoas celebram a Páscoa de maneira religiosa, outras quatro comemoram sem se envolver religiosamente e duas prezam apenas pelos doces tradicionais. Seguindo a tradição, 98% do público planeja um almoço especial no domingo (31), sendo 79% fará a refeição com a família. Apesar de ser um dos poucos feriados prolongados, grande parte dos entrevistados (68%), optaram por ficar em casa. Outros 16% irão para regiões interioranas e 12% para litoral.

Entre os pratos que devem compor a mesa estão bacalhau (53%), saladas (46%), churrasco (35%) e massas (32%). Nas sobremesas, os ovos de Páscoa serão as estrelas da festa (60%), seguidos por doces feitos com chocolates (49%) e pudim (47%).

Sobre a Ecglobal

A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do consumidor, e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas. Auxilia marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus consumidores.

Sobre a Haus
A Haus é plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.
 
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.

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