MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Inteligência Artificial e Legal Operations são as principais tendências do mercado jurídico para 2024

 


Adoção da inteligência artificial deve ser um dos principais movimentos no mercado jurídico para o ano que vem 

As principais tendências para o mercado jurídico no próximo ano são a utilização da inteligência artificial, o legal operations e a análise de risco preditiva e baseada em dados, segundo a Projuris, unidade legal do Grupo Softplan. Toda essa automação deve se intensificar, principalmente com a inclusão de novas ferramentas, como o Chat GPT e transcrição do áudio de negociações extrajudiciais feitas por telefone.  

Para Tiago Fachini, especialista em marketing jurídico da Projuris, a adoção de novas tecnologias para o próximo ano surge mesmo em um cenário de redução ou estabilização dos orçamentos. “Investir em tecnologia é um caminho para fazer mais com menos, porque você consegue gerir contratos e realizar uma análise preditiva baseada em dados”, revelou Fachini.  

Com a adoção de novas tecnologias, os profissionais da área jurídica devem aproveitar essa onda, principalmente diante do aumento de demandas, porque o lado corporativo judicial precisa otimizar o trabalho das equipes, permitindo aumento na produtividade e volume nas entregas. 

Conheças as três principais tendências listadas pela Projuris para o mercado jurídico no próximo ano:  

Análise de risco preditiva e baseada em dados – O cenário indica que no próximo ano o jurídico corporativo precisará dar um passo além. Mais do que identificar os desafios existentes e criar políticas para se adequar ao ordenamento jurídico vigente, será necessário se adiantar. Com o aperfeiçoamento das tecnologias de coleta e análise de dados, os departamentos jurídicos serão mais proativos, do que reativos.

As análises de risco não serão apenas baseadas nos dados que permitem enxergar o cenário presente. Precisarão, também, adquirir um caráter preditivo. 

Legal Operations – A área de Legal Operations é a responsável por compreender e organizar os processos internos e fluxos de trabalho de um departamento jurídico. Ela cuida, precisamente, de como operacionalizar as demandas do setor.

A tendência para 2024 é que os esforços nessa área se consolidem, não apenas com o crescimento de oportunidades – apenas em outubro de 2023, 153 vagas com “legal operations” no título do cargo foram criadas na plataforma Glassdor – mas também com o amadurecimento dessas áreas. 

Inteligência artificial generativa integrada ao dia a dia do jurídico - O poder generativo dessas IAs deve estar, cada vez mais, integrado ao dia a dia do jurídico, fazendo parte dos sistemas e ferramentas utilizados na rotina. Essa tendência decorre, também, do movimento realizado pelas empresas de tecnologia para integrar as IAs nos softwares atuais. 

No software para negociação Projuris Acordos, a inteligência artificial generativa é integrada ao sistema e usada transcrever as negociações realizadas por telefone, facilitando não só o trabalho dos negociadores, mas também de líderes e auditores, que precisam revisitar essas conversas. 

Já no Projuris ADV o Chat GPT também é utilizado para simplificar as atividades dos advogados, analisando cláusulas, redigindo documentos, apoiando no atendimento dos clientes e respondendo perguntas comuns de um escritório de advocacia.

Sobre o Grupo Softplan 

Com 33 anos de experiência no mercado, o Grupo Softplan é um dos maiores ecossistemas de negócios SaaS do país e pioneiro na transformação digital no setor público. Suas soluções de gestão levam eficiência para segmentos complexos e de extrema importância para a sociedade e economia do país. Possui atuação em todo território nacional e na Colômbia, com mais de 2.700 colaboradores e 12.000 clientes. Em 2022, o grupo registrou um crescimento de 37% em seu faturamento, atingindo uma receita bruta de R$586 milhões. A previsão para 2023 é atingir R$ 760 milhões de faturamento, além de se tornar a maior plataforma MultiSaaS do Brasil.

Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas em construção civil, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos, Refera e Gestor Obras. Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, atendem mais de 6 mil clientes e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.  

Sobre a Projuris

A Projuris é uma plataforma de inteligência legal, segmento Legal do Grupo Softplan, que oferece soluções para a gestão do contencioso, consultivo, contratos, acordos e peticionamento. A empresa se destaca no mercado por oferecer tecnologia avançada para escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e órgãos públicos. A Projuris está comprometida em oferecer soluções que sejam compatíveis com as legislações em vigor, mantendo-se atualizada sobre as mudanças nas leis e normas que possam impactar seus clientes. A empresa também investe em tecnologias de segurança da informação para garantir a privacidade e a integridade dos dados dos usuários. São mais de 30.000 usuários do sistema em todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário