Especialista
em gestão escolar, Alinne Rios, assessora pedagógica da FourC Learning
discorre sobre a importância da organização durante o ciclo escolar,
trazendo dicas práticas sobre o tema para os educadores
Quando
tratamos da rotina de professores e de gestores, com o encerramento do
ano letivo de 2023, pontos importantes precisam ser discutidos. Sobre
esses aspectos, vale destacar o planejamento das avaliações finais, a
organização de documentos e o histórico do ano letivo, entre outros.
Além
disso, este também é o período em que se analisa o ano como um todo,
passando por questões como pontos negativos e positivos, quais foram as
principais dificuldades encontradas, os obstáculos superados e o que se
aprendeu com o cenário macro. Na sequência, dá-se início ao planejamento
para o próximo ano.
E para auxiliar os educadores em meio a esse cenário, Alinne Rios, professora e assessora pedagógica da FourC Learning,
instituição que oferece desenvolvimento profissional para gestores e
educadores, traz algumas dicas práticas, utilizando estratégias que irão
ajudar a encerrar e iniciar o próximo ano letivo de maneira positiva.
Confira abaixo!
Acesso ao calendário escolar
Na
visão de Alinne, o primeiro passo para que os professores e gestores
possam se organizar no encerramento e no volta às aulas é permitir o
acesso de todos ao calendário escolar. Com isso, a professora explica
que toda a comunidade poderá estar alinhada e se planejando para as
ações que serão realizadas ao longo do período.
“Com
acesso a esse cronograma, evitamos imprevistos, já que as principais
ações escolares estarão contempladas nesse documento, então todos
saberão, por exemplo, a data prevista para os conselhos de sala e para a
entrega dos boletins. Assim, os colaboradores e os professores podem
organizar suas estratégias com a noção clara dos prazos e organização
para que sejam cumpridos com qualidade”, afirma Alinne.
Comece traçando um planejamento
De
acordo com a assessora pedagógica, para esses períodos cruciais do
ciclo escolar, o planejamento é sempre a chave. “Às vezes essa parece
uma parte muito burocrática do ato de ensinar, mas na verdade ela
funciona como um guia, auxiliando no mapeamento das tarefas. Então, a
ideia é tratar o planejamento como um cálculo de rota, assim podemos
enxergar o melhor caminho para cada aluno e ajudar a desenvolver ainda
mais o seu potencial de aprendizado”, acrescenta a especialista.
A
assessora afirma ainda que a dica é sempre pensar no planejamento
reverso, já sabendo que esse período de encerramento do ano traz muitas
tarefas. “Todo o planejamento que fazemos como professores, gestores e
educadores é pensando e planejando o fim do ciclo, então já prevemos
esse encerramento e todas as ações da escola que envolvem esses
fechamentos de etapas, como finalização de provas, correções, feedback
para alunos ou para os colaboradores, no caso dos gestores. Portanto, o
exercício é como podemos nos planejar no início do ciclo, nos
organizando para este momento final”, comenta.
Realize a gestão das tarefas e do tempo
Para
a assessora pedagógica, a grande dica quando se trata de se preparar
para o período do volta às aulas é realizar uma boa gestão das tarefas e
do tempo. “É interessante pensar quais são os objetivos que queremos
alcançar com os alunos, quais temas serão trabalhados durante o ano e, a
partir disso, olhar para as datas e para os prazos que precisamos ser
cumpridos. No caso dos alunos, por exemplo, se você vai trabalhar um
projeto com eles, é necessário analisar quanto tempo vão precisar para
desenvolver a atividade”, explica Alinne.
Além
disso, a professora ainda sugere por onde começar. “É sempre melhor
priorizarmos os processos maiores, como os conselhos de classe, seguindo
o exercício de se organizar, pensando no que será necessário para a
ação. Nesta etapa inicial, a gestão do tempo é essencial para ter todas
as avaliações corrigidas até a data estabelecida, afinal as avaliações
são os documentos de evidências dos alunos”, finaliza a professora.
FourC Learning –
Criada a partir da expertise da FouC Bilingual Academy, escola bilíngue
com 15 anos no mercado, a FourC Learning nasceu da necessidade de
compartilhar métodos e conhecimentos educacionais por meio de cursos e
projetos voltados ao aprimoramento e desenvolvimento de gestores e
educadores. O projeto oferece desenvolvimento profissional a partir de
formações e consultorias personalizadas para grupos ou escolas,
disseminando as práticas aplicadas na FourC Bilingual Academy para além
dos muros da escola, pensando nas necessidades específicas de cada
instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário