A
Avon inaugurou nesta quinta-feira (30), em Cajamar (SP), suas novas
instalações para as operações globais de pesquisa e inovação. Em um
evento para convidados e autoridades locais, a companhia anunciou que o
Brasil, considerado o maior mercado da multinacional, assume a
responsabilidade pelo avanço da tecnologia de seus produtos em nível
global. Integrado ao Centro de Inovação da Natura, o Centro de Inovação
Global Avon Brasil tornará a América Latina o principal polo de
investimento tecnológico da marca no mundo.
A
integração para troca de experiências entre times de especialistas
expandirá, ainda mais, a capacidade científica da Avon, dando
continuidade ao legado de produtos de alta qualidade e preços
competitivos que já são produzidos pela marca. Vale ressaltar que a
Natura e a Avon, apesar de serem irmãs, possuem processos de inovação
distintos, porém complementares graças aos seus diferenciais e
prioridades: no caso da Natura, os investimentos em pesquisa e uso de
ativos da biodiversidade brasileira, enquanto a Avon apresenta uma
estratégia conectada a tendências globais.
"Visamos
preservar as distintas identidades e autonomias de ambas as marcas,
promovendo um ambiente simbiótico que otimiza as atividades de Pesquisa e
Desenvolvimento. Simultaneamente, buscamos expandir as fronteiras da
criação de tecnologias, ativos e produtos inovadores, visando
proporcionar ao mercado benefícios aprimorados e desempenho superior.
Sob essa abordagem robusta, o hub assume a responsabilidade de atender e
conectar cerca de 50 mercados globalmente", esclarece João Paulo
Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina.
"A
estratégia de direcionar os esforços de pesquisa para o Brasil é uma
iniciativa destinada a posicionar o país como um polo global de
desenvolvimento para a marca. Almejamos não apenas liderar no
desenvolvimento de produtos e tecnologias, mas também destacar a
expressão da Avon, trabalhando na modernização das expressões da marca
em toda a região. Ampliaremos assim nossa influência e a precisão das
nossas mensagens, consolidando assim o legado de democratização da
beleza e valorização do feminino", complementa Daniel Silveira,
vice-presidente de Marca, Marketing e Inovação de Avon para a América
Latina.
Brasil como polo global de pesquisa e desenvolvimento da Avon
A
transferência da estrutura de operação para o Brasil é um movimento
estratégico não somente porque o país é o quarto maior mercado de beleza
e cuidados pessoais do mundo e o mais importante para os negócios da
marca, mas também pelas possibilidades de descobertas que uma região tão
diversa em termos geográficos, culturais e étnico-raciais pode
proporcionar no processo de criação de produtos que atendam às demandas
de consumidores de todos os continentes. “Com ela, 100% das operações
globais de P&D da Avon serão comportadas aqui, incluindo o
desenvolvimento de todas as categorias de produtos do portfólio, como
fragrâncias, cuidados com a pele e maquiagem”, explica Daniel.
Ele
destaca ainda as vantagens de tornar a América Latina, o mercado mais
importante globalmente para as operações da companhia, o principal
centro de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento da marca no mundo.
“Entre as projeções de vantagens estão o ganho em proximidade com
fornecedores, consultoras e consumidores, o que garantirá maior
eficiência e velocidade na percepção das necessidades regionais,
considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos,
regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza”. O
novo empreendimento também terá capacidade e potencial para desenvolver
mais de 100 fórmulas ao ano e mais de 30 fórmulas exclusivas para o
mercado latino-americano.
A
companhia já havia observado o potencial da pesquisa e desenvolvimento
em solo brasileiro quando instalou, em São Paulo, seu laboratório de
inovação nacional, onde eram desenvolvidos produtos focados nos países
latinos, como adaptações de cores, fragrâncias e texturas, substituições
de ingredientes e estudos para adequações de formulações para demandas
regionais. “Esse espaço deu à companhia
a percepção da vantagem na capacidade de desenvolvimento de novas
soluções e tecnologias, já que, em apenas seis anos de funcionamento,
conseguimos desenvolver quase 300 fórmulas
para itens de perfumaria, higiene pessoal, linhas infantis e cuidados
para o corpo”, explica César Tadashi, diretor-executivo de P&D para
Latam.
“Atualmente,
a Avon já é a marca número 1 em maquiagem no Brasil, de acordo com o
Kantar, e oferece um amplo portfólio de maquiagem, skincare e
perfumaria, com produtos de diferentes acabamentos, que atende a
múltiplas necessidades, garantindo uma experiência mais completa ao
consumidor e levando acesso a produtos surpreendentes à valores
irresistíveis”, ressalta Silveira. “Esse potencial será alavancado com
as novas instalações. Mundialmente, a Avon lança um produto por dia e
agora esse volume e potencial de produção passará a ser feito aqui no
Brasil, em Cajamar”, completa.
Contratação de talentos especializados em beleza e cosméticos
A
empresa já contratou mais de 70 profissionais que irão compor o time
global, com atuação em áreas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
em Embalagens, fórmulas de fragrância, produtos para Rosto, Corpo e
Banho, entre outras. Alinhados ao Compromisso com a Vida da companhia,
que define como uma de suas metas de sustentabilidade garantir paridade
de gênero e inclusão de grupos sub-representados, 60% das vagas do novo
Centro de Inovação da Avon foram preenchidas por mulheres e 30% por
pessoas negras e da comunidade LGBTQIAPN+.
O
objetivo é formar equipes interdisciplinares e diversas de cientistas,
engenheiros e especialistas em beleza, responsáveis pelo estudo de
soluções seguras, eficazes e de qualidade em cosméticos, criando os
melhores produtos e produzindo em uma escala global, o que os tornam
mais acessíveis.
Crédito das fotos: Marcos Suguio
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