Ex-juiz da Lava Jato assina filiação nesta quarta-feira ao Podemos e deve citar temas associados ao slogan ‘um Brasil justo para todos’. Reportagem do Estadão:
Em mais um sinal de que pretende disputar a Presidência em 2022, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro
vai ampliar o foco de seu discurso para além do combate à corrupção já
durante o ato de sua filiação ao Podemos, nesta quarta-feira, 10, em
Brasília. Temas relacionados a áreas como economia, inclusão social e
sustentabilidade estarão presentes em sua fala preparada para o evento.
Contratada pelo Podemos, uma equipe de marketing está à disposição do
ex-juiz – o convite de filiação já citava o slogan “construir um Brasil
justo para todos”.
Para
o ato de filiação, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Moro deve
tratar a corrupção como a raiz de problemas estruturais do País. Porém,
também vai esboçar o que pensa sobre economia. O ex-ministro tem
mantido conversas iniciais com economistas, como o ex-presidente do
Banco Central Persio Arida e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.
A
interlocutores do partido, Moro tem dito que a justiça social está
entre suas preocupações. Em reuniões com a equipe que trabalha em sua
futura campanha, afirmou que medidas para o combate à fome, por exemplo,
são prioridade. Sem mencionar adversários políticos, o discurso vai
tecer críticas à herança do petismo e do bolsonarismo, como foi
antecipado pelo jornal O Globo e confirmado pelo Estadão.
Imagem.
Moro tem sido auxiliado, quase que em tempo integral, pela empresa IV5
Inteligência em Comunicação, do marqueteiro Fernando Vieira, que recebeu
R$ 396 mil do Podemos somente em 2021 – ano em que a legenda já recebeu
R$ 10 milhões do Fundo Partidário. O QG da campanha, por enquanto, fica
em uma sala comercial da empresa na zona sul de São Paulo, mas,
conforme a eleição se aproximar, vai se mudar para um imóvel maior,
alugado pela legenda.
Até
as vésperas do evento de filiação de Moro, a equipe preparava vídeos de
divulgação do pré-candidato. Em uma das imagens filmadas, Moro aparece
discursando enquanto anda em direção à câmera. As peças de divulgação
também vão ser veiculadas em um canal dedicado ao ex-juiz no YouTube.
‘Slogan’.
Faz parte da nova rotina de Moro ouvir atentamente da equipe de Vieira
orientações a respeito de como deve ser sua comunicação com o público.
Com o auxílio do marqueteiro, o ex-juiz também tem buscado construir uma
imagem de “pré-candidato” e motes de campanha para o Palácio do
Planalto. Foi de uma entrevista com o ex-juiz que Vieira arrancou o
slogan: “um Brasil justo para todos”.
No
momento em que Moro disse estas palavras, Vieira rabiscou a frase em
letras garrafais e a circulou em uma folha de papel. O ex-ministro se
referia a políticas de inclusão social quando acabou proferindo o que,
depois, viria a se tornar seu mote como pré-candidato.
Vieira
também tem buscado entender se a imagem de Moro atende aos anseios dos
eleitores. A agência realizou pesquisas internas que traziam diversas
perguntas aos entrevistados sobre temas que vão da imagem ideal dos
candidatos às propostas que devem ser consideradas mais importantes.
Para todas estas questões, é feita uma comparação entre o que o
eleitorado em geral pensa e o que o apoiador declarado do ex-juiz da
Operação Lava Jato responde.
‘Povão’.
Em uma das questões, o eleitor é indagado sobre a escolha entre um
presidente que gera empregos e outro que distribui renda. Em outra, se o
Brasil é um país injusto por ter juros altos. Também há perguntas sobre
a religião, a orientação sexual e a estrutura familiar do candidato.
Uma das perguntas diz respeito ao político ser, ou não, do “povão”.
Até
mesmo nas conversas das quais Moro tem participado com economistas e
potenciais aliados em sua campanha, Vieira esteve presente. Experiente
no marketing político, o auxiliar já prestou serviços a partidos como
PSDB, PDT, PHS – desde 2018, incorporado ao Podemos – e o PL de Valdemar Costa Neto, destino do presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição.
A convite da presidente do Podemos, a deputada Renata Abreu
(SP), Vieira presta serviço ao partido há mais de uma década, desde
quando a legenda ainda se chamava PTN, e tinha o slogan da vassourinha
que varria a corrupção.
Movimento.
Moro também tem atuado nos bastidores para formar um grupo político
próprio que dê sustentação à sua potencial candidatura ao Planalto. O
ex-juiz procura interlocução em várias frentes para se destacar no
congestionado campo da terceira via. Ele tenta arregimentar apoio nas
bases “lavajatistas”, incluindo grupos como o Vem Pra Rua e o MBL.
BLOG ORLANDO TAMBOSI
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