Para além
da melhoria do sistema de iluminação pública, que já ultrapassou a marca
de mil lâmpadas substituídas em um mês, prédios públicos de Ilhéus
começam a receber iluminação cênica, valorizando os traços e as formas
do rico acervo arquitetônico da histórica cidade de 483 anos de
fundação. A Prefeitura de Ilhéus estima chegar setembro com os
principais monumentos da cidade iluminados e o Centro Histórico mais
atrativo para os moradores locais e para os visitantes.
No
Calçadão Jorge Amado, já ganharam iluminação cênica a casa onde morou o
mais famoso escritor da cidade, e o Teatro Municipal, localizado na
alameda Pedro Mattos. O Palácio Paranaguá recebeu esta semana um
colorido a mais, que destaca sua importância arquitetônica e histórica. O
palácio foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de
um colégio jesuíta. É um dos símbolos da opulência que existiu na região
durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas
construções do interior do estado.
Espaços
públicos como a Praça J.J. Seabra – uma homenagem da cidade ao jurista e
ex-governador da Bahia – ganharam lâmpadas led que passaram a destacar
as peças de mármore carrara que compõem aquele cenário, idealizado pelo
intendente Mário Pessoa, em 1924. “Estamos trabalhando para deixar a
cidade mais segura e mais atraente, valorizando a nossa história e
protegendo o cidadão”, destaca o prefeito Mário Alexandre.
Ação nos
bairros e no interior – De acordo com o secretário Jorge Cunha, de
Serviços Urbanos, apesar da ação paralela de valorização dos próprios
públicos, o atendimento aos pontos públicos por toda a cidade continua
intenso, com homens trabalhando dia e noite na substituição de lâmpadas,
braços e reatores. A estimativa é de que em Ilhéus – que possui 30 mil
pontos de luz nas ruas e avenidas – ainda existam mil pontos que
necessitam de intervenção e recuperação.
Para
ajudar na recuperação de pontos ainda não atendidos e na manutenção dos
espaços já recuperados, a Prefeitura já disponibilizou o Serviço de
Atendimento à População para queixas e reclamações a respeito do
sistema. Uma central de informações, que funciona de segunda a
sexta-feira, das 7 às 18 horas, e sábado, das 7 às 14 horas, está à
disposição do público através do 0800 7210112. A ligação é gratuita. O
procedimento via Serviço de Atendimento à População é simples. O cidadão
ou cidadã liga e se identifica. Em seguida informa fone de contato, rua
e referência do poste onde se encontra o defeito. É gerado um
protocolo, cujo número é repassado ao usuário. A equipe da empresa
terceirizada tem um prazo médio de dois dias úteis para a resolução do
problema.
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