Este ano está havendo uma final eletrizante, que vem levando à loucura o corpo de jurados do troféu Piada do Ano, cujos nomes são mantidos em sigilo absoluto para que não sejam corrompidos por esses políticos de quinta categoria que nos governam e tentam ganhar o concurso de qualquer jeito. Estão surgindo muitas candidaturas de última hora, com o presidente Michel Temer insistindo em participar, não somente ao dizer que o ministro Eliseu Padilha está “prestigiado”, como também ao afirmar que fará um “governo reformista” e o desemprego vai diminuir em 2017.
ESCOLHA DIFÍCIL – Tudo isso embola o meio do campo e dificulta a escolha. A comissão julgadora então resolveu aguardar até as últimas badaladas da meia-noite do dia 31, para somente declarar os vencedores no dia 1º de janeiro 2017, depois da ressaca cívica da comemoração.
Em 2015 a escolha foi muito fácil, porque a presidente Dilma Rousseff estava no poder e era imbatível, fazendo uma piada atrás da outra. Nesse ritmo avassalador, a rainha da “stand up comedy” brasielria já havia faturado o título, repetindo o feito de Pelé, que foi considerado o Atleta do Século décadas antes da virada do milênio.
NA ASSEMBLEIA DA ONU – Em meio à quantidade de anedotas que criou durante o ano inteiro no Brasil, a presidente da República acabou ganhando o troféu ao se exibir na abertura da Assembleia-Geral das ONU, quando brilhou intensamente ao apresentar sua genial teoria da estocagem do vento. E com um detalhe importantíssimo. Não se tratou de uma tirada de improviso, como era o forte da comediante. Desta vez, a piada foi adredemente redigida, para constar do discurso formal distribuído a governantes, diplomatas e jornalistas do mundo inteiro. E Dilma foi incansável. Durante a viagem até Nova York, Sua Excia. revisou e releu diversas vezes a piada, na expectativa de obter consagração internacional como mulher sapiens, através de seu raciocínio lógico e concatenado:
“Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na energia eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso?”, disse Dilma, surpreendendo o mundo inteiro, que se curvou diante da competência histriônica da governanta brasileira.
MAIOR PIADA MUNDIAL – A tirada de Dilma Rousseff foi tão boa que se transformou na maior Piada Mundial de 2015. Diante desse sucesso incomensurável, a versão brasileira da Piada do Ano acabou atribuída à família Lula da Silva, que também se esforçou de uma forma impressionante, com máximo empenho para ganhar essa disputa democrática e conquistar o cobiçado título.
Em contraponto às grandes anedotas ditas no decorrer do 2015 por Lula, dona Marisa Letícia também decidiu disputar. Depois de vários anos reformando o tríplex no Guarujá, com instalação de elevador privativo e luxuosa decoração, a ex-primeira-dama repentinamente desistiu de ocupar o imóvel, sob argumento de que o apartamento jamais pertencera aos Lula da Silva. E não somente devolveu o triplex à construtora OAS, como também exigiu de volta os R$ 47 mil que investira, e com isso criou uma anedota consagradora.
O FILHO DE LULA – Quando estava todo mundo aplaudindo essa maravilhosa piada da dona Marisa, seu filho caçula Luís Cláudio, investigado na Operação Zelotes e arriscado a ir em cana, também mostrou que perde a liberdade, mas não perde a piada. Nos autos do inquérito movido contra ele pela Polícia Federal, o jovem anexou textos da Wikipédia para justificar os pagamentos de R$ 2,6 milhões que recebeu de um conhecido lobista, envolvido na compra de Medidas Provisórias. Diante de uma anedota desse porte, que pode a qualquer momento levá-lo ao convívio do japonês da PF, o jovem Lula da Silva deixou os concorrentes para trás. Foi uma vitória merecida. Ficou com o titulo da versão brasileira da Piada do Ano 2015
Agora, precisamos ter paciência e aguardar o réveillon, para enfim saber quem faturou a Piada do Ano em 2016. Podemos adiantar que dona Maria Letícia está concorrendo de novo, mas o filho Luís Cláudio desta vez preferiu disputar o troféu no Uruguai, o que não deixa de ser uma boa piada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário