17790495
O Ibametro – Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, órgão delegado do Inmetro na Bahia, em parceria com a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e a Sefaz – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia realizará, de forma surpresa, operação intensa de fiscalização em postos de combustíveis da capital e interior do Estado. A operação visa identificar possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis causando prejuízos ao consumidor.
A fiscalização acontecerá durante todo o dia, sendo que entre as principais cidades alvos da operação estão Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e no sul do estado, Ilhéus e Itabuna, em função da grande quantidade de equipamentos em atividade nesses municípios. Existem aproximadamente 1,8 mil postos de combustíveis na Bahia, sendo cerca de 210 instalados em Salvador.
Cada entidade envolvida na operação desempenhará papel específico, conforme sua área de atuação. No caso do Ibametro, os técnicos do órgão examinarão as bombas medidoras com o objetivo de verificar possíveis fraudes em relação à quantidade de litros despejada nos tanques dos veículos no ato do abastecimento.
Já a ANP focalizará sua inspeção no quesito qualidade do combustível. “Vamos verificar o teor do etanol anidro misturado à gasolina, que deve ser de até 20%, bem como o teor alcoólico do etanol hidratado, entre outros aspectos relativos à qualidade dos combustíveis”, explica o coordenador geral da ANP Nordeste, Francisco Neves.