MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Metrô construído para Olimpíadas do Rio custará 21 vezes mais


imagem: Ricardo Moraes/ Reuters
Além de ficar absurdamente mais cara, a obra corre o risco de não ficar pronta para o evento. 
Inicialmente licitada em 1998,  a previsão de conclusão da obra foi para 2003 e custaria aos cofres do Estado R$ 392 milhões. Quem ganhou a licitação foi o Consórcio Rio Barra SA formado pelas empresas Queiroz Galvão, Constran e T-Trans.
Mas as obras só foram iniciadas em 2010 após o Rio se tornar sede das Olimpíadas de 2016, alterando o trajeto do projeto, firmando aditivos contratuais e incluindo a Odebrecht e a Carioca Engenharia no contrato.

A obrigação financeira do Estado saltou dos iniciais R$ 392 milhões para R$ 8,4 bilhões

Do UOL:
A construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro custará ao governo estadual 21 vezes mais que o inicialmente previsto em contrato. A obra, que corre o risco de não ficar pronta para a Olimpíada por falta de dinheiro, deveria ter sido concluída em 2003 e ter consumido bem menos recursos públicos caso tivesse sido iniciada em 1998, 11 anos antes de o Rio ser escolhido sede dos Jogos de 2016.

Essas informações constam do relatório das contas do governo do Rio em 2015 apresentado pelo TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) no mês passado. O documento foi enviado para a avaliação de deputados estaduais no último dia 31. Dezessete dias depois, o governador, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública financeira no Estado.
“Com a realização dos Jogos Rio-2016, viu-se a quebra da paridade outrora existente entre os investimentos. A obrigação financeira do Estado saltou dos iniciais R$ 392 milhões para R$ 8,4 bilhões, conforme valores atualizados por meio da celebração do quarto termo aditivo”, descreveu o conselheiro José Gomes Graciosa, relator do processo sobre as contas do Estado. “Com isso, ante aos inaugurais 45%, obrigou-se o Estado a custear aproximadamente 90% da construção da Linha 4 do Metrô.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário