Diretor do Detran, Bacelar diz que órgão não foi notificado sobre mudança.
Decisão preliminar da 5ª Vara em PE determinou suspensão de exigência.
Decisão da Justiça sobre cinquentinhas ainda não
é válida na Bahia (Foto: Rafael Lima/ PMC)
O diretor-geral do Departamento de Trânsito na Bahia (Detran-BA), Maurício Bacelar, afirmou ao G1
na tarde desta quarta-feira (28), em Salvador, que os condutores de
veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas
"cinquentinhas", continuam tendo que apresentar o documentação de
habilitação para circular no estado.é válida na Bahia (Foto: Rafael Lima/ PMC)
Há 16 dias, uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, definiu que o documento não seria mais obrigatório em todo o território nacional para condutores específicos deste tipo de veículo.
Conforme Bacelar, o Detran na Bahia ainda não recebeu nenhuma norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que normatiza os departamentos estaduais, como não foi nottificado da decisão judicial.
Para Bacelar, o estado enfretaria retrocesso caso a decisão seja realmente normatizada. "Se por acaso essa decisão se confirmar, é admitir que menores pilote ela [a cinquentinha]. É um decisão contra a vida. Seria um retrocesso nas políticas de educação no trânsito", ressaltou.
Conforme Bacelar, mais de 75% do acidentes ocorridos na Bahia envolvem veículos ciclomotores. "É uma decisão que vai de encontro à proteção da vida", afirmou.
Procurada pelo G1, o Denatran afirmou que ainda foi notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e que somente irá se posicionar sobre a decisão judicial após o recebimento da intimação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário