Imagem foi feita com celular e ganhou mil comentários em rede social.
Fotógrafos consideram possibilidade de ser efeito de luz ou montagem.
'Fantasma' de mulher em praia, fotografado por professora de Brasília (Foto: Alessandra Guimarães Luiz/Arquivo Pessoal)Alessandra conta que usou o próprio celular para fazer a imagem, no dia 2 de julho, porque queria mostrar como estava a lua a algumas amigas e nega que tenha manipulado a fotografia. Ela, o marido e o filho de 5 anos estiveram em Guarapari (ES) por uma semana e, durante a viagem, não repararam nos detalhes da foto.
"Escolhemos ir porque não conhecíamos e sabíamos que lá tinha várias praias. Sempre gostamos de ir nas férias de julho onde tem praias. E queríamos conhecer Vitória e Vila Velha também", lembra. "Estava revendo as fotos e achei essa mulher que eu não tinha visto, nem no dia da foto quando tirei e nem nos outros dias, quando passei as fotos via zap [WhatsApp] para minha mãe e família."
A professora postou a imagem em um grupo em rede social e outra que traz uma "massa branca" passando pelo local, e as reações foram diversas. Foram mais de mil comentários, que consideraram tanto a hipótese de falha no equipamento, aparição de um espírito, alguém que não havia sido notado pela família e montagem.
Comentários sobre 'fantasma' em foto de professora de Brasília (Foto: Facebook/Reprodução)"O modo automático do celular pode aumentar o tempo de exposição e assim criar efeitos onde se vê através de uma pessoa ou objeto, por exemplo, ou criar 'linhas de luz', o que não é exatamente o caso dessa foto específica, porque nota-se que onde está a mancha que seria a roupa do suposto fantasma não se vê as luzes atrás e nem a grade, portanto não se vê através do objeto. Na segunda foto, tem uma pessoa à direita que está embaixo de onde incide a luz do poste e também apresenta a mesma coloração acinzentada", completa.
Local onde professora de Brasília fotografou 'fantasma' (Foto: Alessandra Guimarães Luiz/Arquivo Pessoal)Segundo Bastos, caso ocorresse o efeito, o resultado na imagem seria colorido ou teria um mínimo de relação com a temperatura da cor das luzes da imagem, o que não ocorre. "O 'fantasma', que evidentemente tem o formato da silhueta de uma pessoa, ao meu ver, foi intencionalmente colocado na fotografia."
Nenhum comentário:
Postar um comentário