MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de agosto de 2015

Pacientes são atendidos em casa por dentistas do SUS, no ES


Ação faz parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
São atendidos pacientes que não têm condições físicas de sair de casa.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta
Filha de Leonor Ferreira Leite sofre de doença que provoca restrições na mobilidade (Foto:  Marcelo Prest/ A Gazeta)Filha de Leonor Ferreira Leite sofre de doença que provoca restrições na mobilidade (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)
A regra do paciente ir ao dentista está mudando em municípios da Grande Vitória. Isso porque aqueles que não têm condições físicas de se deslocar até uma unidade estão recebendo esse tipo de atendimento em casa.
A ação faz parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Sistema Único de Saúde e tem acontecido nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha.
As visitas são oferecidas por unidades de saúde, e por isso a ação é gratuita ao paciente. Em Cariacica há dois meses agentes ligados à ESF identificam pessoas nessa situação, durante as visitas domiciliares, e repassam os dados ao dentista, que faz a visita ao futuro paciente e planeja todo o tratamento dentário.
“Hoje, por enquanto, só funciona onde tem ESF por causa dos agentes. Mas se o paciente fizer a procura, nós atendemos”, diz Daniele Zavarize, uma das coordenadoras de Saúde Bucal de Cariacica.
Uma das pessoas atendidas é a filha de Leonor Ferreira Leite. A menina de 16 anos se chama Samira Leite André e sofre de encefalite herpética – uma doença que provoca restrições na mobilidade.
A quantidade de pessoas atendidas varia de acordo com a região e o momento. Segundo Daniele, quando há não muitos pacientes para serem atendidos os dentista são encaminhados para outros trabalhos externos, por exemplo, em casas de acolhida para idosos e também escolas municipais.
Serra
Na Serra, os serviços odontológicos nas residências também acontecem por meio das unidades que possuem ESF.
“São realizadas orientações aos pacientes quanto a higiene bucal, reforçando as técnicas de escovação, exame bucal para levantamento de necessidades a serem tratadas, prescrição de medicamentos quando necessário e acompanhamento a idosos, gestantes, crianças, acamados e mulheres que acabaram de dar à luz”, informou por nota a Prefeitura da Serra.
Idosos
Em Vila Velha, o serviço odontológico em casa é oferecido ao idoso dentro do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso Acamado (PADI). Para participar do programa, o responsável pelo idoso deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e pedir uma avaliação.
Entre os critérios para participar do programa está estar acamado ou impossibilidade fisicamente de se locomover até uma unidade e ter mais de 60 anos.
*Com informações de Katilaine Chagas, de A Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário