MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de agosto de 2015

Alunos lançam projeto com planta para combater mosquito da dengue


Segundo pesquisadores, plantio de crotalária atrai predadores do mosquito.
Objetivo da ação é diminuir casos da doença na cidade de Ariquemes.

Jeferson Carlos Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari
Planta é aposta de estudantes para diminuir dengue na cidae (Foto: Jonatas Boni/ G1)Planta é aposta de estudantes para diminuir dengue na cidae (Foto: Jonatas Boni/ G1)
Os acadêmicos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) em Ariquemes (RO), município do Vale do Jamari, estão trabalhando em um projeto que visa acabar com o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Para isto, os estudantes do curso de ciências biológicas estão apostando em uma planta conhecida: a crotalária. Segundo os responsáveis pela pesquisa, a planta costuma atrair várias libélulas, insetos que são os principais predadores do mosquito da dengue.
A projeto experimental foi divulgado na 32ª Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari). A planta em fase de florescimento, que costuma ser entre 90 a 120 dias, libera uma enzima que atrai certos tipos de insetos, como as libélulas. Como o inseto é o principal predador do mosquito da dengue, os estudantes esperam reduzir a quantidade de Aedes na cidade.
Ao G1, a acadêmica Maressa Berbet disse que o cultivo da crotalária é uma medida auxiliar aos outros métodos já existentes para se combater a dengue e que seria a forma mais eficaz. "Para se combater a dengue, o Ministério da Saúde pede para que tenha um controle do lixo e elimine água parada. A planta seria um auxilio com maior eficácia na diminuição do aedes aegypti, como já foi comprovado em outras regiões do país", explica.
Os alunos estiveram em escolas do município distribuindo sementes para as crianças e conscientizando sobre os cuidados em que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Segundo os estudantes, a planta tem processo rápido para germinação no solo da cidade e pode ser plantada em vasos, jardins ou terrenos Dependendo do solo ela pode chegar a dois metros de altura. A única ressalva é para que se tome cuidados em evitar que alguns animais consumam a planta em grande quantidade, pois pode causar intoxicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário