MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

No AP, pais lotam quadra de escola para acompanhar sorteio de 500 vagas


Colégio Alexandre Vaz Tavares sorteou vagas para 1º ano do ensino médio.
Centenas de pais reclamaram de procedimento adotado por colégio.

Cassio Albuquerque Do G1 AP
Pais acompanharam sorteio na escola Alexandre Vaz Tavares (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Pais acompanharam sorteio na escola Alexandre Vaz Tavares (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
Na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, considerada uma das mais tradicionais de Macapá, centenas de pais lotaram a quadra de esportes da instituição nesta terça-feira (27) para acompanhar o sorteio de 500 vagas destinadas ao primeiro ano do ensino médio para o ano letivo de 2015. Segundo a direção do colégio mais de mil pais compareceram na segunda-feira (26) para se inscreverem no sorteio, que gerou reclamações e confusão entre os responsáveis. O procedimento foi a segunda de três etapas para a garantir a matrícula na escola.
A diretora da escola, Marília Costa, informou que é o terceiro ano que a escola adota o sorteio para o provimento de vagas. Ela disse que a medida é uma forma de organizar o processo e dar oportunidade para que todos concorram a vaga no colégio.
"Somos uma escola da Zona Sul que atende alunos de todos os cantos da cidade, dos distritos e até dos municípios de Santana e Mazagão. A procura maior é pelo turno da manhã. Não temos como atender toda essa demanda. Por isso que todo início de ano fazemos essa seleção", justificou.
Aposentada Maria Silva não conseguiu vaga (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Aposentada Maria Silva não conseguiu vaga
(Foto: Cassio Albuquerque/G1)
A aposentada, Maria Silva, acompanhou o sorteio mas o nome dela não foi chamado. A macapaense queria matricular a neta de 15 anos, que mora no bairro do Muca, Zona Sul da capital.
"Eu cheguei, mas esqueci o canhoto. Fui falar com o pessoal da secretaria, mas eles disseram que era para eu esperar. Queria essa vaga, porque queria mudar minha neta de escola, pois ela teve muitas dificuldades onde estudou no ano passado", contou.
Quem teve a sorte de ser chamada foi a dona de casa Joana Maciel. Ela tentava há dois anos matricular o filho de 16 anos na instituição.
"Estou feliz porque agora o meu filho vai estudar mais perto de casa e não fica perigoso para ele voltar", disse.
Na tarde desta terça-feira, os pais sorteados deverão confirmar a matrícula, que é a última etapa do processo. A direção do colégio alerta aos que não forem confirmar que estes poderão perder a vaga.
Nas demais escolas da capital cujo sorteio ocorreu na segunda-feira a confirmação da matrícula foi realizada no turno da manhã.

Vagas
No Colégio Amapaense, no Centro da capital, a direção não utilizou o sorteio para o preenchimento das 635 vagas para o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. O preenchimento foi feito de acordo com a ordem de chegada dos pais, que formaram filas desde a madrugada de segunda-feira para conseguir fazer a matrícula.
Movimento nesta terça foi tranquilo no Colégio Amapaense (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Movimento nesta terça foi tranquilo no Colégio
Amapaense (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
A técnica em enfermagem, Cleidiane Silva, contou que chegou às 6h da manhã desta terça e conseguiu matricular a filha no primeiro ano no turno da manhã. Ela não imaginava que o movimento estaria tranquilo neste segundo dia de matrículas para o ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas estaduais.
"Eu me assustei quando vi que tinha pouca gente. Peguei a senha e depois fiquei esperando eles me chamarem para fazer a confirmação. Fiquei feliz por ter conseguido a vaga", disse bem humorada.
Segundo a coordenadora pedagógica do colégio, Léia Nascimento, ainda há vagas e alerta os pais a procurarem a instituição.
"A gente ainda tem vaga para os três turnos, mas acredito que até o fim desta semana elas deverão estar preenchidas", declarou.
Na escola Antônio Cordeiro Pontes, no Centro, há vagas somente para o turno da tarde. A dona de casa, Lene Santos, ainda conseguiu matricular o filho para o turno da manhã.
"Peguei praticamente a última vaga que tinha para esse período. Fiquei feliz porque aqui não tinha tanta confusão como em outros colégios", contou.
Cadastro Reserva
Posterior ao período de matrícula, a Secretaria de Estado da Educação vai criar um cadastro reserva para os pais e responsáveis que não conseguiram vagas nas instituições desejadas. As aulas estão previstas para iniciar em março. Em 2014, foram matriculados 136 mil alunos na rede estadual de ensino e a previsão do órgão para 2015 é de que sejam matriculados 155 mil estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário