MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Fé em Bom Jesus dos Navegantes marca abertura do ano em Salvador

Fiéis começaram a chegar ainda por volta das 6h30 ao bairro do Comércio.
Missa e procissão marítima fazem parte das comemorações, tradição local.

Egi Santana Do G1 BA
Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)
Seis e trinta da manhã do dia primeiro de janeiro. Enquanto muitos dormem, se preparam para o descanso, ou ainda voltam para casa após as comemorações pela virada de ano, fiéis já se reúnem na Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, Cidade Baixa de Salvador, para o início dos festejos ao Bom Jesus dos Navegantes e a Nossa Senhora da Boa Viagem,. Fé e tradição podem definir as motivações dos devotos da religião católica em uma celebração que já dura mais de dois séculos na Bahia.
Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Festa de Bom Jesus dos Navegantes
(Foto: Egi Santana/G1)
"É a mistura da religião, com fé, o desejo de começar um bom ano, mas acho que, o mais importante, para lembrar e mostrar que precisamos de Deus, precisamos de Jesus. O que seríamos sem o Bom Jesus dos Navegantes? Nada.", explica dona Marizete Souza de Jesus, 72 anos e mais de 50 na igreja. Para ela, que sai ainda no raiar do sol da Ilha de Itaparica, do outro lado da Baía de Todos os Santos, ver a basílica cheia nas primeiras horas do dia primeiro mostra que "a fé permanece viva no coração dos que escolhem o bem".
A missa em homenagem ao dia de comemorações começou pontualmente às 8h. Antes de iniciar a cerimônia, o Bispo Gilson Andrade falou da alegria em ver a "casa de Deus cheia", e sobre a importância deste dia para os católicos. "Liturgicamente, a missa é em homenagem a Santa Maria Mãe de Deus, provedora de Jesus Cristo. Além disso, também comemoramos o Dia Mundial da Paz, refletindo sobre a mensagem dada pelo Santo Padre [papa Francisco] sobre o tráfico de pessoas na campanha "Já não Escravos, mas Irmãos".
Após a missa, as imagens do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira do estado, seguem na galeota que vai do mar do cais da Capitania dos Portos, no Comércio, ao Porto da Barra, cais do Porto, ponta de Humaitá e praia da Boa Viage, onde também será celebrada uma missa.
Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário