MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Por falta de ambulância, acidentado chama táxi para levá-lo ao hospital


Ele fraturou a perna esquerda e ainda teve que caminhar para atendimento.
Caso aconteceu em Augustinópolis, no extremo norte do Tocantins.

Do G1 TO
Vendedor precisou chamar táxi para levá-lo ao hospital em Araguatins (Foto: Hektor Brasil/Patrulha na Net)Vendedor precisou chamar táxi para levá-lo ao hospital em Araguatins (Foto: Hektor Brasil/Patrulha na Net)
O vendedor Wilhas Mamédio Siqueira, de 20 anos, passou por um sufoco na tarde desta quinta-feira (29). Depois de sofrer um acidente de trânsito em Augustinópolis, ele precisou chamar um táxi para levá-lo para o Hospital Regional de Araguatins. As duas cidades ficam localizadas no extremo norte do Tocantins.
Segundo a Polícia Militar, o vendedor trafegava em uma motocicleta pela rua São Pedro, bairro Boa Sorte, quando perdeu o controle do veículo e caiu, sofrendo um fratura exposta na perna esquerda. Populares tentaram várias vezes encontrar uma ambulância para efetuar o socorro, porém não havia nenhuma disponível, obrigando a vítima a ser removida ao hospital local em uma motocicleta que passava por lá.
Vítima foi levada em uma motocicleta para o Hospital Regional de Augustinópolis (Foto: Hektor Brasil/Patrulha na Net)Vítima foi levada em uma motocicleta para o
Hospital Regional de Augustinópolis
(Foto: Hektor Brasil/Patrulha na Net)
Populares ajudaram no socorro ao motociclista. De acordo com testemunhas, eles tentaram várias vezes encontrar uma ambulância para fazer o socorro, mas não havia nenhuma disponível. Primeiro, a vítima foi levada para o Hospital Regional de Augustinópolis em uma motocicleta que passava pelo local momentos após o acidente.
Na unidade, o vendedor teria sido informado de que não poderia ser atendido da forma necessária, porque no local não havia recursos para tratar a fratura. Os agentes de saúde teriam então, imobilizado a tíbia do motociclista com atadura e o aconselharam a procurar atendimento no Hospital Regional de Araguatins.
Depois de aguardar novamente por uma ambulância, Siqueira cansou de esperar e chamou um táxi para levá-lo para Araguatins.
Em nota, a Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), o motociclista Wilhas Mamédio Siqueira deu entrada no Hospital Regional de Araguatins com ferimento profundo nos membros inferiores e que o mesmo passou por procedimentos de sutura, foi medicado e liberado.
A Sesau afirma que há uma ambulância e duas vans disponíveis para realizar o deslocamento de pacientes do Hospital Regional de Augustinópolis para o Hospital Regional de Araguatins, para onde foram deslocados serviços cujas instalações estão em reforma. Outras duas ambulâncias serão direcionadas a Augustinópolis na próxima semana.
Sobre o pedido de deslocamento do motociclista, a secretaria esclarece que, no momento da solicitação para transporte, a ambulância realizava outro atendimento e que os referidos veículos são direcionados à transferência de pacientes já internados, não sendo responsáveis por atendimentos de chamados de urgência e emergência.
A Secretaria informa que já foi elaborado um Plano de Ação Regional de Urgência e Emergência, entre municípios, Estado e Ministério da Saúde, que prevê a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento da região do Bico do Papagaio. O plano aguarda parecer técnico do Ministério da Saúde e esclarece que nos próximos dias parte dos serviços que haviam sido transferidos para Araguatins, em razão da reforma da unidade de Augustinópolis, retornarão para suas instalações de origem. O que ocorrerá com os demais serviços até a conclusão total da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário