MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Tudo por um pudim


Além do sabor tradicional de leite condensado, outros ingredientes enriquecem a iguaria
 
 
Jaísa Gleice
GASTRONOMIA pudimlaranja
Inovar é desnecessário quando se trata de pudim. Um clássico tradicionalíssimo e uma unanimidade do quesito sobremesas. Mas não falta quem ouse experimentar um ou outro ingrediente na tentativa de tornar ainda mais excepcional o que já é extremamente delicioso. O modo de fazer é praticamente o mes­mo. A alternância de ingredientes não altera o resultado final: suave e cremoso como um suflê, doce como caramelo e ideal para todo tipo de evento. O que muda é mesmo o sabor.
O mais comum costuma ser o de leite condensado, de queijo ou de pão banhados na calda de caramelo. Outros ingredientes foram uma adaptação à receita original, dos portugueses, que levava apenas leite, ovos e açúcar. Então, doce de leite, suco de frutas cítricas como laranja e limão, vinho do porto, pistache, ovomaltine, fava de baunilha e outros incrementos para quem almeja um sabor gourmet, ou seja, diferenciado, estão por aí a encantar o paladar.
Há algum tempo pudim também virou negócio. Empresas se especializaram em fabricar e vender sob encomenda uma iguaria até então restrita aos âmbitos caseiros ou da panificadora. Em Goiânia, a confeiteira Nádilla Cardoso Alves prepara bolos em pote para vender em três diferentes feiras na cidade. Há algum tempo o pudim começou a ganhar espaço entre as encomendas. “É um doce muito popular, coisa de família mesmo; todo mundo gosta”, justifica Nádilla, para quem, profissionalmente, preparar pudins é um grande prazer.
Quanto às encomendas, a maioria fica mesmo entre os tradicionais de leite condensado e de queijo. “Trabalho com uma linha de produtos mais simples, porém experimentei recentemen­te substituir o ovo pelo leite de coco na receita tradicional e o resultado foi excepcional. O gosto lembra sutilmente o de manjar”, explica a confeiteira para quem não se trata, nesse caso, de uma opção gourmet.
A maior parte das encomendas tem como objetivo incrementar o almoço ou jantar com a família e os amigos. Mas tem muita gente que encomenda para a festa das crianças, por exemplo. Afinal, os pudins são um hit. E há aqueles ainda que presenteiam os amigos com a iguaria. Alguém tem coragem de rejeitar? Quem não quer errar deve prestar atenção no cozimento e na calda.
Essa última é fácil de fazer – basta misturar açúcar a água – mas para que deixe o pudim mais saboroso e úmido, algumas dicas são fundamentais. O caramelo pode ser feito diretamente na forma. Ponha o açúcar e adicione água suficiente apenas para molhar. Cozinhe sem mexer até se transformar num caramelo e em seguida passe com um pincel pelas laterais da forma. Segundo os experts, o banho-maria distribui melhor a temperatura e cozinha por igual. O ideal é colocar água até dois terços da altura da forma.
Receitas gourmet fáceis de fazer. Para todas elas, a forma de preparar o caramelo é a mesma
GASTRONOMIA pudim-de-leite-035
Pudim de Fava de Baunilha
Ingredientes
Base:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 medida da lata de leite condensado de leite integral
3 ovos
1 unidade de fava de baunilha
1 xícara de açúcar
Modo de preparo:
Abrir a fava de baunilha em 2 e, com uma faquinha, raspar as sementinhas. Adicionar tudo ao leite e fazer uma infusão. Acrescentar o leite condensado e deixe descansar por meia hora, ou se preferir um sabor mais acentuado, deixe de um dia para o outro. Bata os ovos e adicione a mistura anterior. Coe e reserve.
Caramelo:
Coloque o açúcar numa panela e adicione uma quantidade de água suficiente para molhá-lo. Cozinhe até virar um caramelo e coloque numa forma de pudim (18cm de diâmetro).
Cozimento:
Adicione a base do pudim à forma com caramelo e cozinhe em banho-maria no forno a 150˚C por aproximadamente 1 a 1 hora e meia ou até o centro do pudim estar firme.
Pudim de laranja ou limão siciliano
Rende: 1 forma de 18 cm de diâmetro ou dez porções
Ingredientes: (Base)
450 ml de leite integral
Casca de 1 laranja (ou as cascas de 2 limões sicilianos)
1 lata de leite condensado
2 ovos
4 gemas
Calda de caramelo
150 de açúcar
Água suficiente para molhá-lo
Modo de preparo
Base:
Para preparar essa infusão, misture o leite e a casca de laranja. Leve ao fogo até que ferva e desligue. Passe para um recipiente, adicione o leite condensado ao leite com laranja (ou limão), cubra e deixe descansar por meia hora. Retire a casca e reserve. Se preferir um sabor mais acentuado, deixe a infusão repousar na geladeira de um dia para o outro.Depois disso, bata os ovos e as gemas com um fouet em uma tigela e os incorpore à mistura já preparada. Coe e reserve.
Calda de caramelo:
Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo. Despeje a calda na forma para pudim. Se preferir, faça esse procedimento diretamente na forma.
Cozimento:
Preaqueça o fogo a 150°C. Adicione a base do pudim à forma com caramelo. Cubra com papel-alumínio, para evitar que a superfície do doce fique queimada, e cozinhe em banho-maria no forno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário