MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de novembro de 2014

Hospital Universitário de AL promove mutirão contra câncer de pele


Atendimento ocorre por ordem de chegada e foi até às 15h.
Cerca de 300 pessoas fizeram exames gratuitos.

Do G1 AL
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realizou neste sábado (29) um mutirão no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dertamatologia em Maceió. Os dermatologistas irão prestar atendimento em dez ambulatórios do hospital até as 15h.
Cerca de 270 pessoas se registraram na manhã de hoje para receber o atendimento que é realizado anualmente que visa garantir a população acesso aos exames da pele para diagnósticos de lesões malígnas, oferecer tratamento imediato, além de cirurgias, nos casos mais graves.
O atendimento à população está acontecendo por ordem de chegada no hospital. Os médicos fazem o exame da pele na população, especialmente nas áreas expostas ao sol e em outras regiões do corpo, como costas e couro cabeludo para identificar manchas (pintas) suspeitas da doença e lesões. Se confirmado o diagnóstico, os pacientes serão encaminhandos imediatamente para que seja realizado o procedimento necessário.
Essa campanha é aberta para toda população, mas o público-alvo são as pessoas consideradas de risco para a doença, ou seja, aquelas com pele, cabelos e olhos claros ou que tenham casos da doença na família. Os idosos também são foco da campanha, já que o câncer do tipo mais agressivo, o melanoma, atinge mais facilmente pessoas com idade superior a 65 anos.
A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Socorro Ventura, disse que o câncer de pele é o mais comum em todo o mundo. Segundo ela, a incidência da doença corresponde a 25% dos tumores malígnos disgnosticados e a maioria dos casos é provocada pela exposição solar excessiva. "As pessoas precisam ficar atentas às manchas na pele, principalmente as que coçam e sangram", disse.
Dezenas de pessoas aguardam para fazer o exame (Foto: Assessoria/HU)Dezenas de pessoas aguardam para fazer o
exame (Foto: Assessoria/HU)
Prevenção
Por desconhecimento ou descaso os brasileiros continuam a adotar comportamentos que os transformam em potenciais vítimas do câncer da pele, que é uma doença prevenível, de causas definidas, mas que continua com alta prevalência no país, inclusive com significativo número de óbitos.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento desses tumores na pele e a maioria dos casos está associada à exposição inadequada ao sol, cujos efeitos vão se acumulando ao longo da vida.
O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, uma situação que pode ser evitada se forem adotados alguns cuidados para proteger a pele dos raios nocivos do sol, como adotar diariamente o uso do protetor solar; evitar se expor nos horários de maior incidência das radiações ultravioletas, que nessa época acontece entre 10 e 15 horas e quando a exposição for necessária, adotar chapéus, bonés, óculos escuros, roupas de mangas compridas ou tecidos “inteligentes” que ajudam na proteção. Em regiões onde o sol está presente praticamente o ano inteiro, como o litoral de Alagoas, esses cuidados são determinantes para uma pele saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário