MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de novembro de 2014

Cidade goiana será a primeira do país a ter sinal analógico interrompido


Em um ano, transmissão de TV será apenas digital em Rio Verde.
Moradores têm opção de comprar conversor externo ou nova televisão.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Um cronograma do Ministério das Comunicações determinou que a cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, será a primeira do país a ter o sinal analógico de transmissão de televisão desligado. A interrupção será daqui um ano, em 29 de novembro de 2015.
Antes que a data chegue os moradores da cidade têm duas opções para seguir acompanhando a programação: adquirir uma televisão com conversor digital integrado ou um equipamento externo. Segundo explica o gerente de Engenharia e Tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, o consumidor que optar pela segunda opção poderá continuar usando o televisor antigo.
“Ele conecta o conversor externo a uma antena adequada, uma antena UHF, e vai receber o sinal digital que já está sendo transmitido. A partir daí, a TV dele conectada ao conversor vai voltar a ter imagem naquela TV de tubo que não recebe mais o sinal analógico”, diz.
O vendedor Weslei Carvalho Castro se antecipou e já comprou um aparelho que faz a conversão do sinal. Com o equipamento, ele manteve o televisor de tubo, mas recebe a programação em formato digital. “No digital é diferente, você vê a pessoa, rugas e tudo mais. Até o que a gente não queria ver a gente vê. Então é uma imagem completamente diferente hoje em dia, bem melhor”, diz.
Independente da opção do consumidor, os comerciantes comemoram o mercado que se abre com as mudanças. “Apenas 10% da população está com um produto preparado com o sinal digital então nós temos um mercado aí de 90%. Geralmente as pessoas já têm um produto de LED, uma TV tela plana em casa, mas nem todas têm o receptor digital integrado”, afirma o diretor de vendas José Guimarães.
O cronograma divulgado prevê que após o teste em Rio Verde o serviço analógico será desligado em Brasília e dez cidades do Entorno do Distrito Federal, em 3 de abril de 2016. A Região Metropolitana de Goiânia fará a transição para o sinal digital em 28 de agosto do mesmo ano.
Rio Verde, Goiás, será a primeira do país a ter sinal analógico interrompido  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Moradores assistem ao sinal digital em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário