MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de novembro de 2014

Bebê aguarda há quase dois meses por cirurgia no coração, na Bahia


Operação necessária não é feita no estado, e menino deve ir a Curitiba.
Família cobra celeridade no processo de transferência do bebê.

Do G1 BA, com informações da TV BA
Quase dois meses depois de ter sido diagnosticado com uma doença grave no coração, um bebê nascido em 22 de setembro, na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, ainda aguarda pela cirurgia que pode salvar a vida dele. O problema é que a operação não é feita em nenhum hospital baiano, e o menino espera por transferência para uma unidade em Curtitiba.
Há dez dias Samuel está na UTI neonatal de uma maternidade do bairro do Pau Miúdo, em Salvador. A mãe dele conta que o estado de saúde da criança está piorando. “Quando ele chegou aqui, ainda respirava sozinho, mas com o tempo ele começou a usar o oxigênio e agora foi entubado”, revela Sayonara Santos.
Os médicos que cuidavam de Samuel diagnosticaram a doença no coração quando ele tinha dez dias de nascido, e recomendaram uma cirurgia para a reconstrução da aorta. Como a operação não é feita na Bahia, a família do menino procurou o Ministério Público para garantir a transferência do bebê para um centro especializado.
De acordo com a assistência social da maternidade, a transferência de Samuel, a princípio marcada para esta segunda-feira (1º), não depende do hospital e nem dos médicos, mas de uma confirmação de vaga no hospital da cidade de Curitiba. O encaminhamento do bebê à unidade curitibana depende também da regulação nacional, que determina o dia em que o menino deve ser transferido.
A mãe de Samuel reivindica maior celeridade no processo. “Quanto mais demora, mais a doença se agrava. Então é por isso que tem que correr”", desabafa Sayonara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário