MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de setembro de 2014

Devisa alerta para o risco do descarte inadequado de remédios vencidos


Mais de 100 kg de remédios fora do prazo de validade foram recolhidos.
Ação segue até este sábado, 13, em shopping de Ananindeua.

Do G1 PA
O Conselho Regional de Farmácia (CRF) e o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Devisa) estão promovendo, na Grande Belém, uma ação de orientação à população paraense sobre o riscos do descarte inadequado de remédios fora do prazo de validade e de objetos como seringas e agulhas descartáveis.
Remédios fora do prazo de validade foram encontrados na unidade básica de saúde do bairro Fátima (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Mais de 100 quilos de remédios fora do prazo de
validade, além de seringas, escalpes e agulhas
descartáveis foram recolhidos no primeiro dia de
ação de orientação da Devisa na Grande Belém.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
O evento ocorre até este sábado (13), em um shopping de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. De acordo com a coordenação, mais de 100 quilos de medicamentos fora do prazo de validade ou avariados e ainda seringas, agulhas e escalpes já foram foram arrecadados na ação iniciada na última sexta-feira (12).
“Nossos objetivos aqui são discutir o uso racional de medicamentos, mostrar o perigo que é guardar esses produtos em casa e divulgar a atuação do farmacêutico", disse Daniel Costa, presidente do CRF. Costa adverte que os remédios são feitos de moléculas químicas que, em contato com meio ambiente, poluem de forma irreversível a área atingida.
Todos os medicamentos arrecadados serão entregues ao Devisa e à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para o descarte correto e incineração. De acordo com Randolfo Coelho, chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos, todas as pessoas que têm remédios fora da validade podem entregá-los nas unidades municipais de saúde. “As UMS vão recebê-los e os encaminharão para os órgãos competentes para o rejeite adequado”, explicou.
Além de ação-alvo, as equipes do Devisa, estudantes de farmácia e farmacêuticos estão fazendo a orientação da população e realizando os serviços de verificação de pressão arterial, testes de glicemias e testes rápidos de Hepatite B e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário