MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de setembro de 2014

Trabalhadores do Ver-o-Peso participam de oficina de bijuterias


Principal produto usado na confecção das peças é a escama de peixe.
Objetivo é fazer a interação entre os trabalhadores e visitantes do mercado.

Do G1 PA
Trabalhadores do Ver-o-Peso, em Belém, participam de uma oficia que utiliza produtos da região, muitas vezes vendidos no próprio mercado, na confecção de bijuterias. O objetivo é incentivar a vivência de materiais usados no cotidiano do mercado e transformá-los em produtos.
O peixeiro Nilson Santos trabalha no mercado há 18 anos. Ele soube da oficina e ficou curioso em descobrir que a principal matéria prima das bijuterias são as escamas de peixes desperdiçadas por ele todos os dias. “Eu nunca pensei que a gente podia fazer com a escama do peixe todo esse artesanato que está sendo mostrado aqui”, conta o peixeiro e artesão.
A iniciativa da oficina de reaproveitamento das escamas de peixe é de uma associação de fotógrafos e artistas. “Trabalhar essa questão de uma oficina aproveitando aquilo que é o resíduo, aquilo que normalmente é lixo, foi pensar que tem um patrimônio que está sendo desprezado”, afirmou Miguel Chikaoka, coordenador da Associação Fotoativa. 
A intenção do projeto "Ver-o-Peso das águas" é fazer a interação entre os trabalhadores da feira, pessoas que visitam o mercado do Ver-o-Peso e reeducadores através das oficinas. "É um leque de opções que dá pra fazer, tanto crianças quanto pessoas já idosas, homens, para toda faixa etária. Se a pessoa começar a praticar, funciona até como terapia mesmo", afirma a instrutora Jacqueline Abrulhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário