Sem fornecimento há 24 horas, HDT funciona à base de geradores.
Eletrobras diz que problema foi causado por falha na rede do hospital.
A dona de casa Eliane Natelma foi uma das pacientes que precisou ir até a unidade de saúde. Com febre há vários dias, ela conta que chegou ao meio-dia e ficou o dia todo esperando a energia ser restabelecida para realizar um exame. “Fiquei aqui quase o dia todo. Consegui ser atendida pelo médico, mas não fiz os exames que ele recomendou porque não havia energia. É revoltante”, relata a dona de casa.
O médico infectologista Gilberto Salustiano diz que o problema é recorrente no hospital. Segundo ele, até mesmo durante o dia o trabalho é prejudicado e o ritmo de atendimentos diminui. “Sem energia, a luminosidade fica muito baixa aqui no setor. Além do mais, vários pacientes necessitam realizar os exames e não é possível. Em média, cada médico atende 20 pacientes aqui no hospital, mas, sem energia, devo ter atendido no máximo 13”, expõe o médico.
Segundo um técnico do setor administrativo do hospital, o HDT está sem fornecimento de energia pela Eletrobras há mais de 24 horas, funcionando apenas com a eletricidade de dois geradores próprios, um deles atendendo a área emergencial. Na tarde desta quinta, um dos equipamentos precisou entrar em manutenção e o ambulatório e a parte administrativa ficaram sem energia por quatro horas.
De acordo com o funcionário, a Eletrobras esteve no local para resolver o problema na quarta-feira (31), mas não conseguiu solucionar e explicar o que teria acontecido. Já a empresa informou que a equipe técnica constatou que o problema é do hospital e não da rede da Eletrobras. Com a ajuda do gerador, a energia foi restabelecida na noite desta quinta e o atendimento no Hélvio Auto foi retomado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário