Parques e monumentos estão fechados por tempo indeterminado.
Irmãos cancelaram ida a Estátua da Liberdade após saberem do problema.
Cláudia e Rogério foram a um café de Nova York
para buscar notícias sobre a paralisação
(Foto: Arquivo pessoal/Cláudia e Rogério Barros)
Os irmãos Rogério e Cláudia Barros, de Belo Horizonte, acabam de chegar
aos EUA para passar férias e foram recebidos com uma surpresa: o
fechamento de todas as atrações turísticas federais devido à decisão do Congresso de não aprovar o Orçamento do país nesta segunda-feira (30).para buscar notícias sobre a paralisação
(Foto: Arquivo pessoal/Cláudia e Rogério Barros)
Após passearem por Nova York na segunda-feira (30), primeiro dia da viagem, a advogada e o empresário acordaram nesta terça (1) dispostos a conhecer a Estátua da Liberdade.
Já prontos para sair, ficaram sabendo pela TV que o monumento --assim como todas as outras atrações turísticas federais, incluindo parques e museus -- está fechada por tempo indeterminado.
Cláudia e Rogério foram, então, para uma cafeteria perto do hotel, para pesquisar na internet outras opções de passeio. “Atrapalhou todo o programa de hoje. Vamos ter que mudar a programação, mas ainda não sabemos para onde ir”, diz Cláudia.
Ela e Rogério já estiveram nos EUA, quando eram adolescentes, mas não haviam conhecido a estátua que é símbolo de Nova York. Hoje eles têm 28 e 30 anos, respectivamente.
Os irmãos mineiros planejam ficar 22 dias no país. De Nova York vão para Washington e depois, para Orlando e Miami. “Pior que estão dizendo que isso pode durar. Espero que não atrapalhe mais a nossa viagem”, diz a advogada.
Os namorados Carina Mazarotto e Ricardo Sant’Anna, que moram em São Paulo, deram mais sorte. De férias em Nova York desde a última quinta-feira (26), eles já visitaram as principais atrações turísticas da cidade.
“Foi uma supercoincidência. Fomos à Estátua da Liberdade ontem [segunda-feira], deu muito certo. Hoje acordamos e ficamos sabendo da paralisação”, diz Carina. Agora, eles vão aproveitar para passear a pé pela cidade e para ver outros lugares que não sejam administrados pelo governo.
Estátua da Liberdade está entre os monumentos
fechados em Nova York (Foto: AFP)
Serviços de turismo e de vistofechados em Nova York (Foto: AFP)
A NYC & Company, órgão de turismo da cidade, afirmou em uma declaração que "qualquer fechamento" dos parques nacionais pode "decepcionar alguns viajantes", mas que não prevê grande impacto no turismo da cidade.
"Os visitantes poderão escolher outras coisas para fazer e há muito o que oferecer em todos os cinco distritos, incluindo atrações como os teatros da Broadway, museus, restaurantes, lojas e muito mais", afirmou George Fertitta, CEO da instituição.
Além da Estátua da Liberdade, outros monumentos que estão fechados na cidade são o National Museum of the American Indian, o Federal Hall National Memorial e o Gateway National Recreation Area.
O órgão de turismo de Washington também divulgou nota avisando que algumas atrações turísticas muito visitadas, como o Spy Museum e o Newseum, permanecerão abertas. Já o Capitólio, o centro de visitantes da Casa Branca, o Ford's Theatre e o zoológico estão entre os monumentos que fecharam as portas na capital americana.
Em um comunicado, a Embaixada Americana afirma que os serviços consulares no Brasil continuarão funcionando normalmente. "Os serviços consulares, incluindo o processamento de vistos e serviços oferecidos aos cidadãos americanos, continuarão funcionando no horário comercial de acordo com nosso calendário normal de operação", diz a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário