MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Oktoberfest de Blumenau completa 30 anos de tradição alemã em SC

Primeira edição foi em outubro de 1984 e festa teve 10 dias de duração.
Em 2013, Oktoberfest ocorre entre os dias 3 e 20 de outubro.

Do G1 SC

1ª Edição da Oktoberfest em 1984 (Foto: Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação)1ª Edição da Oktoberfest em 1984 (Foto: Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação)
Em 2013, a Oktoberfest de Blumenau completa 30 anos. Ao longo de três décadas, a festa se tornou referência dos eventos de outubro em Santa Catarina e todos os anos atrai milhares de visitantes. A festa, além da tradição da cerveja, busca manter o folclore e a memória alemã na cidade. Durante os dias de festa, os blumenauenses mostram a riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul. (Confira fotos da 1ª e 2ª Oktoberfest, em 1984 e 1985)
Cartaz de divulgação da 1ª Oktoberfest em 1984 (Foto: Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação)Cartaz de divulgação da 1ª Oktoberfest em 1984
(Foto: Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação)
A Oktoberfest de Blumenau foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique, com o Rei Luis I, da Baviera. Para festejar o casamento com a Princesa Tereza da Saxônia, o rei organizou uma corrida cavalos. O sucesso foi tão grande que, todos os anos, na mesma época, era realizada uma festa de grande porte na cidade. Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe um público de quase 10 milhões de pessoas e o consumo de cerveja chega a sete milhões de litros.
O desejo para promover uma Oktoberfest blumenauense, nos moldes da festa de Munique, sempre existiu, mas a iniciativa só veio em 1983. Porém, em julho daquele ano, uma forte enchente atingiu a cidade e a festa foi adiada para 1984. O rio Itajaí-Açu chegou a 15 metros e só em Blumenau, foram oito mortos e 50 mil desabrigados, representando 29,3% da população. No estado, a enchente de 1983 matou 49 pessoas e deixou 197.790 mil desabrigados em 90 municípios catarinenses, segundo a Defesa Civil do estado.
Este ano, como na primeira edição, a festa também ocorre logo após uma enchente. Entre os dias 21 e 24 de setembro, o rio alcançou a marca de 10,51m em Blumenau, deixando bairros alagados e 281 desabrigados no município, que tiveram que recorrer a um dos 36 espaços ativados pela Prefeitura.
Em 1984, na primeira edição, em 10 dias, 102 mil pessoas participaram da festa, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade e mais de 100 mil litros de chopp foram consumidos. "Era exatamente para o seguimento moral, para se viver algo diferente, que não aquela angústia. Eu tinha medo que Blumenau se transformasse em uma cidade fantasma", contou Dalto dos Reis, que era o prefeito do município na época. Em 1985, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país.
Lula durante a 20ª Oktoberfest (Foto: Sei/Divulgação)O presidente Lula, o prefeito Décio Lima e o
governador Luiz  Henrique durante a 20ª Oktoberfest
(Foto: Sei/Divulgação)
Em 1988, pela primeira vez, o público da festa alcançou mais de 1 milhão de pessoas em 17 dias de festa. Ao completar uma década, a Oktoberfest passou por uma reestruturação. Embora continuasse sendo referência das festas de outubro, a festa dividia público com outros eventos na região. Quando completou 20 anos, a festa contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi fotografado com o chapéu tirolês.
No período da festa, os visitantes movimentam todos os setores da região relacionados ao turismo como hotéis, restaurantes. Em 2012, nos hotéis da cidade, a ocupação nos dois primeiros finais de semana de Oktober foi superior a 95%. “Foi muito bom. Tivemos hóspedes de qualidade, que elogiaram a cidade e a festa”, informou o então secretário do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau, Inácio Negherbon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário