MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Evento reúne agricultores do semiárido em Campina Grande


Programação terá debates exposição de experências e momento cultural.
Encontro deve contar com 260 agricultores de pelo menos dez Estados.
,

Do G1 PB
Encontro visa troca de experências entre agricultores familiares de todo o semiárido (Foto: Luciano Silveira/AS-PTA)Encontro é voltado para agricultores familiares do
semiárido brasileiro (Foto: Luciano Silveira/AS-PTA)
Começa nesta segunda-feira (28) em Campina Grande, o III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido. O evento, que como tema “Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido”, acontece no Garden Hotel até a quinta-feira (31) e pretende reunir cerca de 260 agricultores dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais.
De acordo com as informações da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), que está promovendo o evento, o encontro pretende promover a troca de experências entre os agricultores familiares de todo o semiárido, além de valorizar e dar visibilidade ao conhecimento acumulado dessas famílias na construção da agroecologia, criando também redes para troca de conhecimentos para que as pessoas possam conviver com o semiárido a partir dos recursos locais.
Na programação desta segunda-feira, haverá uma feira de Sabores e Saberes, onde os participantes irão expor plantas, sementes, mudas, cordéis, artesanatos e materiais que contam as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras do semiárido. Além de debates acerca das estratégias de superação e convivência com os anos de estiagem prolongada, que acontecerá à tarde. A programação cultural acontece à noite, com o show de Benedito do Rojão.
Na manhã do segundo dia do evento, os participantes irão conhecer experiências de famílias agricultoras paraibanas das regiões da Borborema, Cariri e Curimataú. As exposições serão divididas em quatro temáticas, envolvendo bancos de sementes crioulas familiares e comunitários, quintais produtivos, manejo agroflorestal e criação animal. No turno da noite, as cirandeiras de Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola do município de Alagoa Nova, fará uma apresentação cultural para os participantes do evento.
Na quarta-feira (30), no turno da manhã, haverá oito oficinas para agricultores dos outros estados se aprofundarem nas temáticas apresentadas pelas famílias, além do seminário “Assessoria Técnica às redes de agricultores experimentadores: avanços e desafios”, voltado para técnicos e educadores de organizações não-governamentais e outras entidades de assessoria a agricultores. Na parte da tarde, haverá a apresentação da peça de teatro “Margarida e Biu – os caminhos da agricultura na Borborema”, encenada pelo Grupo de Teatro Amador do Polo da Borborema. O dia será encerrado com um show da cantora paraibana Sandra Belê e da Banda Forró Mania.
O quarto e último dia do evento será voltado ao debate sobre as redes de agricultores experimentadores, a construção da proposta de convivência com o semiárido da ASA e sua contribuição para as políticas públicas, além do papel das políticas para o fortalecimento das redes de agricultores experimentadores para a convivência com o semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário