MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Evento de gastronomia paraibana acontece em João Pessoa


Inova Gastronomia Paraibana vai desta terça à sexta-feira.
Evento oferece capacitação e inovação para hotéis, bares e restaurantes.

Do G1 PB

Oficinas vão ensinar aos participantes como utilizar os produtos paraibanos (Foto: Julio Vasconcelos/Sebrae-PB)Oficinas vão ensinar aos participantes como utilizar os
produtos paraibanos (Foto: Julio Vasconcelos/Sebrae-PB)
João Pessoa recebe a partir desta terça-feira (22) a segunda edição do Inova Gastronomia Paraibana, que pretende reunir os chefs de cozinha mais renomados do país em um só evento. O Inova vai oferecer capacitação e soluções de inovação para setores de hotelaria, bares e restaurantes da Paraíba.

O evento acontece na Escola de Gastronomia do Senac, em João Pessoa, até a sexta-feira (25). A organização do Inova espera atrair cerca de mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento. Para participar, é preciso se inscrever no site.

A programação conta com 24 oficinas, oito palestras com temas relacionados à gastronomia, oito aulas-show e quatro eventos sociais, além do festival de novos talentos e feira de produtos do agronegócios. “A primeira edição do Inova, realizada ano passado, foi um sucesso e um grande aprendizado. Agora queremos melhorar, estimular cada vez mais a inovação e buscar o conhecimento”, disse o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

As atividades começam às 17h desta terça com o Fórum Paraibano de Gastronomia. Em seguida, às 19h, haverá a abertura oficial do evento, seguido do coquetel “Bem receber paraibano”, que tem a assinatura do chef Onildo Rocha. Porém, ainda pela manhã, às 9h30, os chefs fazem uma visita no Mercado Central de João Pessoa para conhecer os costumes, temperos e frutas típicas da região.
A abertura do Fórum Paraibano de Gastronomia contará com a participação do chef dos chefs, o francês Laurent Suaudeau, que vai debater o tema “Inovação: gestão e  sustentabilidade feira central com os chefs”. Dono da Escola dos Chefs em São Paulo, o  mais renomado chef de cozinha francesa no Brasil ganhou os principais prêmios de gastronomia do país, com seus pratos preparados na fusão das técnicas francesas com ingredientes brasileiros.

O Fórum ainda vai debater assuntos, como “A gestão e sustentabilidade na cadeia produtiva da cachaça” (professor Jairo Martins/PE ); “O  poder terapêutico dos alimentos: uma alimentação saudável com variedade e qualidade” (chef Flavia Quaresma/RJ); “Inovação x Tradição – qual caminho seguir?” (chef Alberto Landgraf/ SP);  “Como pensar e planejar estrategicamente, com foco num crescimento sustentável e na busca por soluções para a crise de mão de obra no food servisse” (Adriana Furquim/SP); “Relação direta entre restaurante e produtores: quilômetro zero e insumos de qualidade” (chef William Chen Yen/DF); e “Tecnologia para gastronomia” (Marcus Varandas/PB).

O Inova Gastronomia Paraibana é promovido pelo Sebrae Paraíba e a Fecomércio/Sesc/Senac, em parceria com a Abrasel, Governo do Estado, ABIH-PB, Convention Bureau João Pessoa e a PBTur. A proposta do evento é capacitar os empresários do setor para Copa do Mundo 2014, já que a Paraíba está entre duas cidades-sede do mega evento e deve receber um fluxo alto de turistas.

Capacitações
As oficinas do Inova vão ensinar aos participantes como utilizar os produtos paraibanos, como mel de engenho, carne de bode, carne seca, na produção de pratos. Há também aulas que irão ensinar como aproveitar integralmente alimentos e a inovar na produção de drinks. Para participar das oficinas é necessário pagar o valor de R$ 40.

Oito aulas-shows também fazem parte da programação. Quem se inscrever nesta atividade poderá acompanhar de perto o preparo de pratos elaborados a partir de produtos regionais. A ideia é valorizar e motivar a gastronomia e a cultura paraibana. Para participar, é preciso se inscrever previamente pelo site e levar no dia do evento 1kg de alimento não perecível, que será doado a instituição social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário