MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atrações grátis além de praias são opções para turistas em San Diego


8ª maior cidade dos EUA tem passeios ao ar livre e em meio à natureza.
Museus, obras de arte e fronteira com o México também podem ser vistos.

Da Associated Press

Parque Balboa é um ‘oásis urbano’ com 12 mil m² de área e abriga o Zoológico de San Diego. Em 2015, espaço fará cem anos e já programa uma série de atividades  (Foto: Gregory Bull/AP)Parque Balboa é um 'oásis urbano' com 485 hectares de área, onde está instalado o Zoológico de San Diego. Em 2015, o espaço completará cem anos e já programa uma série de atividades (Foto: Gregory Bull/AP)
A cidade de San Diego, no sul da Califórnia, oferece passeios grátis ao ar livre que podem ser tão inspiradores quanto as praias da região. A oitava maior cidade dos EUA, mundialmente famosa por abrigar o parque SeaWorld – com orcas e golfinhos – e um zoológico, concentra também um florescente cenário de arte internacional, um movimento em prol de alimentos vindos direto da fazenda e uma indústria de biotecnologia em expansão.
As atrações "na faixa" de San Diego vão desde programas em meio à natureza até noções de história sobre as fronteiras da cidade – do centro até o México, são apenas 20 minutos. Abaixo, você confere cinco opções de lazer para se divertir sem gastar nada.
Parque Balboa
Museu de História Natural no Parque Balboa, em San Diego (Foto: Gregory Bull/AP)Museu de História Natural localizado dentro do Parque Balboa, em San Diego (Foto: Gregory Bull/AP)
Com 485 hectares de área, o Parque Balboa é um "oásis urbano" onde está instalado o Zoológico de San Diego. O local reúne 350 espécies de plantas e oferece caminhadas por cânions e palmeiras com entrada franca. Há, ainda, um jardim com plantas de uso medicinal (como a chinesa gingko biloba), especiarias (como canela) e frutos (como amora).
Jovem relaxa no gramado do Parque Balboa ao lado de bambolês (Foto: Gregory Bull/AP)Jovem relaxa no gramado do Parque Balboa ao
lado de seus bambolês (Foto: Gregory Bull/AP)
Ainda dentro do parque, o Jardim Zoro tem uma gruta que já foi usada como "colônia nudista" durante uma feira internacional em 1935. Atualmente, é um jardim povoado por borboletas das espécies monarca (Danaus plexippus), cauda-de-andorinha (Papilio machaon) e enxofre-sem-nuvens (Phoebis sennae).
No centro do Parque Balboa, também há um conjunto de museus com arquitetura no estilo renascentista espanhol. Os prédios foram construídos em 1915, em comemoração à abertura do Canal do Panamá, um ano antes.
Em 2015, o parque completará cem anos, e para a data está sendo programada uma série de atividades comemorativas.
Universidade da Califórnia
Obra do sul-coreano Do Ho Suh, 'Fallen star' é uma casa azul que quase 'cai' do prédio de engenharia da Universidade da Califórnia em San Diego (Foto: Lenny Ignelzi/AP)Obra do artista sul-coreano Do Ho Suh, 'Fallen star' ('Estrela cadente') é uma casinha azul que quase 'cai' do prédio onde fica o curso de engenharia da Universidade da Califórnia em San Diego (Foto: Lenny Ignelzi/AP)
O campus da Universidade da Califórnia em San Diego fica em um planalto sobre o Oceano Pacífico – cenário que, por si só, já é um bom motivo para ser visitado. Por todo o complexo, há também 18 obras de arte feitas por autores de renome internacional, como a artista conceitual americana Jenny Holzer, o especialista em instalações americano Robert Irwin e o escultor sul-coreano Do Ho Suh.
Uma das obras do coreano, chamada "Fallen star" ("Estrela cadente"), é uma casa azul de apenas um cômodo que quase "cai" do prédio de sete andares Jacobs Hall, onde funcionam os cursos de engenharia da universidade. A visita é gratuita, e a casinha fica aberta de terça a quinta-feira para quem quiser sentir um pouco de vertigem.
Instituto Salk
Instituto Salk, projetado pelo renomado arquiteto Louis Kahn (Foto: Lenny Ignelzi/AP) Instituto Salk, projetado pelo arquiteto Louis Kahn, tem vista para o Oceano Pacífico (Foto: Lenny Ignelzi/AP)
A oeste do campus da Universidade da Califórnia, está o Instituto Salk de Estudos Biológicos, que tem vista para o Pacífico e oferece entrada grátis e guiadas de segunda a sexta-feira. O local foi fundado em 1960 pelo médico Jonas Salk, que desenvolveu a vacina contra a poliomielite. O projeto do edifício tem assinatura do arquiteto Louis Kahn, nascido na Estônia e naturalizado americano.
Salk desejava trabalhar em laboratórios que pudessem se adaptar às futuras necessidades da ciência. Para isso, Kahn projetou dois complexos de prédios com seis andares cada e usou diferentes materiais – como concreto, chumbo, aço, madeira e vidro – para permitir que o local ficasse bem iluminado.
O Instituto Americano de Arquitetos incluiu a construção na lista dos 30 edifícios que "mudaram a vida moderna". Quem quiser visitar o lugar deve fazer reserva antes.
Parque Estadual Border Field
Cerca entre San Diego e Tijuana, no México (Foto: Gregory Bull/AP)Parte da cerca entre San Diego e Tijuana, no México. Fronteira fica a 20 min do centro (Foto: Gregory Bull/AP)
A melhor maneira de ver a fronteira de San Diego com o México sem precisar atravessá-la é ir ao Parque Estadual Border Field, o canto mais distante ao sudoeste dos EUA, que faz parte de um estuário com mais de 370 espécies de aves.
O espaço é aberto ao público e tem um caminho de 2,4 km que leva até uma área de piquenique, onde os visitantes podem ver a cerca de aço que demarca os limites da fronteira e termina no Pacífico.
Não é permitido chegar perto da cerca, mas é possível ficar a uma pequena distância dela e ver partes da cidade de Tijuana – incluindo sua praça de touros e pipas voando – e ouvir a música que vem do outro lado.
Estação de parapente Torrey Pines
Estação de parapente é aberta ao público e oferece uma vista deslumbrante da costa sul da Califórnia  (Foto: Lenny Ignelzi/AP e Gregory Bull/AP)Estação de parapente em San Diego é aberta ao público e oferece uma incrível vista do litoral sul da Califórnia. Ao lado, Museu de Arte Timken, no Parque Balboa  (Foto: Lenny Ignelzi/AP e Gregory Bull/AP)
Para ter uma visão inesquecível do céu de San Diego, é indicado fazer um passeio de parapente no Torrey Pines Glider Port. Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados do Exército americano eram treinados nesse local.
Quem não quiser gastar com aulas ou aluguel de equipamentos, mas ainda estiver a fim de se divertir e relaxar um pouco, pode fazer um piquenique por ali e percorrer bem o lugar.
  •  
 Prédio da Biblioteca Geisel, projetada pelo arquiteto William Pereira, no campus da Universidade da Califórnia em San Diego (Foto: Lenny Ignelzi/AP) Prédio da Biblioteca Geisel, projetada pelo arquiteto William Pereira, no campus da Universidade da Califórnia em San Diego (Foto: Lenny Ignelzi/AP)
Biblioteca Geisel com 'Fallen star' ao fundo (Foto: Lenny Ignelzi/AP)Biblioteca Geisel com a obra de arte 'Fallen star' ('Estrela cadente') ao fundo (Foto: Lenny Ignelzi/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário