MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de maio de 2013

Em São Luís, médicos protestam contra 'importação' de profissionais


Neste sábado (25), estudantes também foram às ruas para protestar.
Eles são contrários a não obrigatoriedade de revalidação de diplomas.

Do G1 MA

Profissionais e estudantes se reuniram, neste sábado (25), para protestar em frente à sede do Conselho Regional de Medicina, em são Luís. Eles são contrários à contratação de médicos de outros países sem a necessidade da revalidação dos diplomas.
A polêmica começou no início do mês, quando o governo federal anunciou que está analisando um programa para contratar médicos estrangeiros para o atendimento em regiões de difícil acesso. O Conselho Federal de Medicina encaminhou uma representação contra a proposta à Procuradoria Geral da República.
A TV Mirante mostrou, este ano, que mesmo oferecendo um salário que pode chegar a R$ 35 mil, a Prefeitura de Açailândia não conseguiu preencher a vaga. O anúncio foi feito até mesmo nos classificados de jornais de outros estados.
Para os estudantes, falta estrutura nas cidades. “O problema é que no Brasil nós não temos uma condição de trabalho. E aí, a gente vai para o interior, e não têm exames necessários, equipamentos para o médico ser médico. Aí eles querem instituir isso para que eles venham com a esperança de exercer de que vão exercer a medicina do jeito correto, mas eles também não vão conseguir porque falta estrutura”, completou a estudante Janaína Rios de Moraes Sousa.
Manifestantes acreditam que há falta de condições adequadas para o exercício da profissão (Foto: Reprodução/TV Mirante)Manifestantes acreditam que há falta de condições adequadas para o exercício da profissão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Já para o Conselho do Maranhão a vinda de médicos estrangeiros de forma indiscriminada pode causar problemas na saúde pública. “É um desserviço contra a medicina, é um desserviço contra o paciente. Isso não resolve o problema. Os médicos estão concentrados nas grandes cidades. É um risco para o médico e até para a população expor esse profissional com as condições oferecidas de trabalho e remuneração”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina, Abdon Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário