MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Começa vacinação contra aftosa no DF; meta é atingir 100 mil animais


Maioria dos bois e búfalos está em Planaltina e Paranoá, diz secretaria.
Imunização é obrigatória; primeira etapa acontece até 31 de maio.

Do G1 DF

Vacinação contra febre aftosa tem como meta atingir 100 mil cabeças de gado no DF (Foto: Agência Brasília/Divulgação)Vacinação contra febre aftosa tem como meta atingir
100 mil cabeças de gado no DF
(Foto: Agência Brasília/Divulgação)
Começa nesta quarta-feira (1º) a primeira fase da vacinação contra febre aftosa no Distrito Federal. A imunização ocorre até 31 de maio e é obrigatória para todos os cerca de 100 mil bovinos e bubalinos. A maior parte deles está nas áreas agrícolas de Planaltina e Paranoá.
Segundo a Secretaria de Agricultura, as doses devem ser transportadas dentro de uma caixa de isopor, com temperatura entre 2 °C e 8 °C. A aplicação pode ser feita no pescoço do animal, embaixo da pele ou dentro do músculo. Os três mil criadores do DF deverão informar, na declaração de vacinação, a quantidade e a idade dos animais imunizados.
A pasta disse ainda que a meta é imunizar 100% do rebanho. Em entrevista à Agência Brasília, o subsecretário de Defesa e Vigilância Agropecuária, Márcio de Andrade, afirmou que a medida zela pela saúde dos animais e pela qualidade da produção.
“A relevância econômica do combate à aftosa é imensa, pois, se um único caso for registrado, paralisa as exportações de carne de todo o Brasil”, disse Andrade.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão se dá não só pelo contato entre animais doentes e sadios, mas também pelo ar, água, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas, calçados) que entram em contato com os animais doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário