Maioria dos bois e búfalos está em Planaltina e Paranoá, diz secretaria.
Imunização é obrigatória; primeira etapa acontece até 31 de maio.
Vacinação contra febre aftosa tem como meta atingir100 mil cabeças de gado no DF
(Foto: Agência Brasília/Divulgação)
Segundo a Secretaria de Agricultura, as doses devem ser transportadas dentro de uma caixa de isopor, com temperatura entre 2 °C e 8 °C. A aplicação pode ser feita no pescoço do animal, embaixo da pele ou dentro do músculo. Os três mil criadores do DF deverão informar, na declaração de vacinação, a quantidade e a idade dos animais imunizados.
A pasta disse ainda que a meta é imunizar 100% do rebanho. Em entrevista à Agência Brasília, o subsecretário de Defesa e Vigilância Agropecuária, Márcio de Andrade, afirmou que a medida zela pela saúde dos animais e pela qualidade da produção.
“A relevância econômica do combate à aftosa é imensa, pois, se um único caso for registrado, paralisa as exportações de carne de todo o Brasil”, disse Andrade.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão se dá não só pelo contato entre animais doentes e sadios, mas também pelo ar, água, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas, calçados) que entram em contato com os animais doentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário