MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Universidade em São Carlos, SP, ganha fazenda para instalar campus


Primeiro curso, de agronomia, começa a funcionar este ano.
Campus vai funcionar em fazenda doada por famoso escritor.

Do Globo Rural

A estrada de terra leva o visitante à fazenda de 640 hectares, encravada entre os municípios de Buri e Campina do Monte Alegre, no sul do estado de São Paulo.
A propriedade pertencia ao escritor Raduan Nassar, que em 1975 lançou o livro "Lavoura Arcaica", obra que ganhou os principais prêmios literários do país. O livro fez tanto sucesso que virou filme.
Em 1978, Raduan Nassar lançou o segundo livro: "Um Copo de Cólera", que junto com "Lavoura Arcaica" também virou um clássico.
A carreira foi de sucesso, mas relâmpago. Foram apenas dois livros e Raduan Nassar abandonou a literatura no auge, no começo da década de 80.
Sem dar muitas explicações ele trocou os livros pela agricultura. Deixou de semear palavras para cultivar em outros campos e foi nesta fazenda que o escritor decidiu se aventurar na terra.
A fazenda progrediu e hoje tem pivôs de irrigação de alto rendimento: 4 mil sacas de trigo, 10 mil de soja e 38 mil sacas de milho por ano. A propriedade está avaliada em R$ 20 milhões.
Formada e no auge da produção, o escritor resolveu doar a fazenda para a Universidade Federal de São Carlos. Depois de três meses de negociação, Raduan Nassar assinou os documentos para transferir a fazenda.
A única exigência, conta Valter Secco, professor da UFSCAR, foi que se a imprensa estivesse presente, ele não faria a assinatura de transferência.
Todos os empregados da fazenda foram contratados pela universidade. A sede, as casas de colonos e os galpões vão virar laboratórios e salas de aula, um investimento de R$ 90 milhões.
Aos 77 anos, Raduan Nassar continua uma pessoa reclusa, enigmática e avesso à entrevistas. Os amigos dizem que agora ele não vai mais produzir em grande escala, mas isso não significa que o escritor vai abandonar a terra. Ele comprou uma fazenda de 70 hectares, ao lado da Lagoa do Sino. O lugar se chama Recanto Feliz. O escritor que virou agricultor deve ficar por lá, em silêncio, até nos surpreender novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário