MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeitura de Santa Maria se exime de responsabilidade sobre incêndio


Tragédia na boate Kiss matou 234 pessoas no último domingo.
Prefeito de Santa Maria disse que documentos estão com a polícia.

Iara Lemos Do G1, em Santa Maria

Prefeitura entrega documentos à Policia em que grifa responsabilidade dos Bombeiros incêndio boate santa maria (Foto: Iara Lemos/G1)Prefeitura entrega documentos à policia em que grifa responsabilidade dos bombeiros (Foto: Iara Lemos/G1)
A Prefeitura de Santa Maria entregou na tarde desta terça-feira (29) uma série de documentos em que aparecem grifadas o que seriam responsabilidades do Corpo de Bombeiros com relação ao funcionamento da boate Kiss. Na madrugada do último domingo (27) um incêndio na boate causou a morte de 234 pessoas. Outras 118 estão feridas, sendo que 75 correm risco de morte.
Em uma entrevista coletiva em que se negou a responder as perguntas, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, anunciou que os documentos já foram entregues à Policia Civil, que investiga a tragédia. Entre os documentos entregues, está o alvará de prevenção e proteção contra incêndio, que é fornecido pelo Corpo de Bombeiros e estava vencido desde 10 de agosto de 2012.
Prefeitura entrega documentos à Policia em que grifa responsabilidade dos Bombeiros incêndio boate santa maria (Foto: Iara Lemos/G1)Cópia de alvará de prevenção de incêndio foi
mostrada em coletiva (Foto: Iara Lemos/G1)
A prefeitura afirma que a sua responsabilidade era sobre o alvará de localização, que é valido com a vistoria do ano corrente. O documento que se refere a vistoria de 2012, feita no dia 19 de abril, apontou nas observações que o alvará de prevenção e proteção contra incêndios tinha validade até o dia 10 de agosto de 2012. Nas observações, o alvará sanitário também aparece com validade até 31 de marco de 2012. A fiscalização sanitária é de responsabilidade a prefeitura. A vistoria foi feita por servidores da prefeitura.
"O alvará de localização é que remete à prefeitura. A prefeitura não é responsável. A prefeitura esta com tudo na lei", disse o secretario de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica.
Questionado sobre de quem seria a responsabilidade sobre a quantidade de pessoas que caberiam dentro da boate, o secretaria afirmou que não cabe à prefeitura. "Não compete à prefeitura fiscalizar".
Prefeitura entrega documentos à Policia em que grifa responsabilidade dos Bombeiros incêndio boate santa maria (Foto: Iara Lemos/G1)Documentos foram entregues à polícia
(Foto: Iara Lemos/G1)
A prefeitura também entregou copia da lei estadual 10.987. Em seu parágrafo primeiro, a lei afirma que o Corpo de Bombeiros deverá realizar inspeção anual nos prédios considerados de risco grande e médio e a cada dois anos nos prédios realizados de risco pequeno. A lei ainda diz que aquele que não apresentar plano de prevenção e proteção contra incêndio, que no caso a boate Kiss estava vencido, poderá sofrer sanções do corpo de bombeiros, como multas, advertência e interdição.
"Não sou eu quem responsabiliza (o Corpo de Bombeiros). É a lei ", disse o secretario Mânica.
Atividades
O prefeito leu durante a entrevista um comunicado em que determinou a suspensão, por 30 dias, das atividades culturais e artísticas na cidade. O carnaval de Santa Maria também esta suspenso. O prefeito anunciou ainda a construção de um memorial em homenagem às vitimas no local onde funcionava a boate.
Incêndio e prisões
O incêndio começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico.
Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
Quatro foram presos nesta segunda-feira após a tragédia: o dono da boate, Elissandro Calegaro Spohr, o sócio, Mauro Hofffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que fazia um show pirotécnico que teria dado início ao incêndio, segundo informações do delegado Sandro Meinerz, responsável pelo caso.
Em depoimento, Spohr afirmou à Polícia Civil que sabia que o alvará de funcionamento estava vencido, mas que já havia pedido a renovação.
O advogado Mario Cipriani, que representa Mauro Hoffmann, afirmou que o cliente "não participava da administração da Kiss".
Na manhã desta segunda, outros dois integrantes da banda falaram sobre a tragédia. "Da minha parte, eu parei de tocar", disse o guitarrista Rodrigo Lemos Martins, de 32 anos.
Por meio dos seus advogados, a boate Kiss se pronunciou sobre a tragédia, classificando como "uma "fatalidade".
A presidente Dilma Rousseff visitou Santa Maria no domingo e decretou luto oficial de três dias.
O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário