MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MOVIMENTO DOS SEM...





Este nosso Brasil é mesmo uma “comédia”! Diariamente, somos submetidos a tantos atos ilícitos, fatos indecorosos, asneiras, que às vezes acho que vou explodir! Os projetos mirabolantes e interesseiros dos deputados, as nulidades de presidentes da Câmara, as mais diversas anedotas, metáforas e analogias do nosso eloquente, despojado e frívolo ex-presidente da República!
Desde “bebê”, ouço políticos limpando, varrendo, caçando os corruptos no Brasil. Santa demagogia!, atropelada a hipocrisia e temperada a ignorância e esperança da maioria do tolo povo brasileiro!
De forma arrojada, ousada, nas últimas décadas, um fato chama atenção: os movimentos dos Sem...
Desses movimentos, o que faz mais zoada é o Movimento dos Sem- Terra. De fato, é movimento mais político. Seus seguidores ultrapassam limites, invadem terras produtivas e violam os direitos institucionais. Portanto, fogem da sua causa, provocando embaraços para o propósito defendido! Poderia ser um movimento legítimo. 
Os Sem-Teto querem ocupar-se de casas, prédios, lojas, ou de algum lugar onde possam morar. Vivem nas ruas, nas favelas, debaixo das pontes, viadutos... Terminam por ocupar qualquer buraco coberto que acham para se acomodar. Não sendo muito diferente dos demais, fazem do movimento, manifestações políticas e abusam do pretexto. Também um movimento que poderia ser legítimo.
Movimento ainda pouco difundindo e pouquíssimo questionado, mas de origem preponderante, é o movimento do Sem-Escola. Eles querem escola, estudo, querem aprender. Governos falam, prometem e muito pouco acontece. Resultado é a população frustrada, inculta, sem instrução, sem educação, sem discernimento, logo, o voto é sem direção e não existe ação. Este é, portanto, o mais verdadeiro, racional e justo movimento. Cadê esse movimento?
De coração fragmentado, espírito abalado e corpo achatado, destaco alguns movimentos que, devido a sua longevidade, a terminologia já está em desuso. São eles: movimentos do Sem-Trabalho, Sem-Dinheiro, Sem-Dignidade, Sem-Respeito, Sem-Punição, Sem-Justiça, Sem-Proteção, Sem- Perspectiva, e ainda o mais grave: dos “Sem-Fé e dos Sem-Esperança!” Esses dois últimos são os que ainda dão sustentação a essa nação, que ainda acredita que um dia o Brasil dará certo.
Mas, porém, todavia, contudo, o movimento que mais me deixa boquiaberto, atônito, imoderado é, sem dúvida alguma, o MOVIMENTO DOS SEM-VERGONHA! Movimento interno, privado, poderoso, e goza de impunidade parlamentar. Esses “sem-vergonhas” - na calada de qualquer hora, dia, mês e ano - não fazem nada, mas é o mais poderoso e verdadeiro  movimento do Brasil! Ininterrupto e eficaz há mais de 500 anos, que nós, brasileiros, aturamos com poucas e raras repulsas! Esses Sem-Vergonhas buscam, no “Congresso Nacional”, na “POLITICAGEM”, a maneira mais fácil de enriquecer e dispor de todas as regalias e poder que necessitam para alimentar seus poderes, vaidades, quimeras! Um sobressalto e uma tremenda falta de vergonha na cara!
Entretempo: vergonha na cara de quem? Claro que não são deles – coisa ruim não tem jeito -, são de todos os brasileiros que elegem  corruptos, calhordas, facínoras, demagogos, inexperientes, despreparados... Pior não poderia deixar de ser, o contínuo, misterioso e incompreensível apoio ainda a esses patifes. Igualmente vale para os que cruzam os braços e abdicam das suas prerrogativas de bons brasileiros e só fazem sorrir, curtir as aberrações, comentar sobre tudo e todos e nada fazem! 
Manifestar, protestar, escrever, ir às ruas, votar são armas que todos os povos dispõem e devem ser usadas. Precisamos demonstrar a nossa indignação diante dessa nojeira e sujeira que tem assolado o nosso (deles) país. É fundamental desatar este nó.
O Brasil é mesmo uma comédia! Mas, um dia, um dia... Um dia quem sabe...



Sérgio Belleza é autor dos livros Caminhando com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário