MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Fiéis acompanham procissão de Bom Jesus dos Navegantes na BA


Cerimônia começou às 8h deste terça-feira, na Igreja da Conceição da Praia. Ponto alto da festa em Salvador é a procissão marítima

Do G1 Bahia
Baianos e turistas saíram às ruas de Salvador nas primeiras horas de 2013 para homenagear Bom Jesus dos Navegantes. Os festejos começaram com uma cerimônia presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger. Os devotos agradeceram bênçãos alcançadas no decorrer de 2012 e aproveitaram o momento para renovar os votos de fé.
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi tomada por fiéis. A igreja ficou lotada para acompanhar a celebração presidida pelo arcebispo Dom Murilo Krieger. A celebração eucarística inicia o dia de festejos a Bom Jesus dos Navegantes.
A igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia fica no bairro do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador, de onde vai partir a procissão marítima levando a imagem de Bom Jesus de volta para a Igreja da Boa Viagem. O transporte é acompanhado por milhares de fiéis e por outras centenas de embarcações menores seguindo a Galeota "Gratidão do Povo'.
O trânsito no bairro do Comércio se mantém tranquilo, até o momento, mas os motoristas encontram restrições no fluxo de veículo. O tráfego foi modificado em algumas regiões da cidade. O primeiro dia de 2013 amanheceu com tempo firme e sol forte na capital baiana, o que deve atrair ainda mais a participação de baianos e turistas.
História

Apesar de não haver uma data precisa sobre a origem da festa, acredita-se que ela tenha iniciado ainda no século XVIII, momento em que o tráfico negreiro e o comércio marítimo eram bastante intensos. O culto ao Bom Jesus dos Navegantes surge quando os marinheiros começaram a pedir proteção ao Bom Jesus contra as mazelas que os afligiam durante as longas viagens.

Nessa época, nasce uma das mais significativas festas religiosas da Bahia, que leva milhares de fiéis à igreja da Conceição da Praia no primeiro dia do ano. Os preparativos para esta celebração são iniciados no dia 27 de dezembro e finalizados no primeiro domingo após o primeiro dia do ano.
Durante a procissão, os Dramas Litúrgicos são lembrados através de Jesus e Maria, representados por três imagens diferentes, o Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Conceição da Praia.
A celebração é tradicionalmente realizada em duas igrejas diferentes, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja da Boa Viagem. A Galeota Gratidão do Povo também tem um papel importante nesta celebração, pois realiza o transporte marítimo da imagem do Bom Jesus até a igreja da Boa Viagem desde o dia 27 de dezembro de 1891.

A galeota foi construída no ano de 1891, quando houve uma separação entre a Igreja e o Estado, logo após a Proclamação República. Devido à Proclamação, a Marinha, que até então realizava o transporte da imagem, achou que não deveria mais participar da procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário