MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Europeus celebram o Ano Novo nos monumentos históricos das capitais


A correspondente Ilze Scamparini mostra como foi a festa no velho continente e a mensagem do Papa neste dia mundial da paz.

Quando o relógio mais famoso do mundo anunciou a passagem do ano, 250 mil pessoas em Londres comemoraram à beira do Rio Tamisa com fogos de artifício. Uma hora antes, em Paris, com paixão e champanhe, milhares de jovens festejaram a chegada do ano novo em frente ao símbolo maior da capital francesa: a Torre Eiffel, que ganhou uma nova iluminação.
As cidades europeias escolheram o seu monumento mais bonito para se despedir de um ano penoso para todo o continente. E na capital do país mais rico do bloco, a festa que recebeu 2013 aconteceu no Portão de Brandemburgo, em Berlim.
Os gregos fizeram uma celebração modesta. E no primeiro dia do ano, enfrentaram a
primeira greve. Funcionários do metrô e dos trens fizeram uma paralisação de 24 horas contra o corte nos salários e os planos de privatização - medidas do governo para combater a crise.
Em Roma, a contagem regressiva em frente ao Coliseu reuniu 300 mil pessoas, com show de musica popular. Quando o dia amanheceu, os romanos repetiram um ritual que há cinco décadas atrai turistas: um banho gelado no Rio Tigre, no auge do inverno.
No Vaticano, o Papa  abriu o ano de 2013 com uma mensagem contra o capitalismo  exagerado e a desigualdade entre ricos e pobres. Bento XVI celebrou na manhã desta terça-feira (1º) uma missa pelo dia da Jornada Mundial da Paz. Atualmente, 18 conflitos de sangue ameaçam milhares de pessoas no mundo.
Para a construção da paz são necessários todos os esforços, disse o Papa. E até Roma, epicentro do catolicismo, precisa de uma nova evangelização, declarou o pontífice. Bento XVI desejou feliz ano novo a todos, a cada homem e a cada mulher.
JORNAL NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário