MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em MG, técnica mantém pés de goiaba carregados o ano inteiro


Poda contínua favorece brotação de novos galhos.
Mudança tem ajudado a melhorar a renda e o trato nas plantações.

Do Globo Rural
O produtor Rubens de Farias mantém 1,1 mil pés de goiaba em Guiricema, na Zona da Mata de Minas Geras. A variedade mais comum é a paloma, de casca fina e massa vermelha, ideal para sucos e polpas.
O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.
O preço também está melhor. Para o comércio, Rubens chega a vender a R$ 2,30 o quilo da fruta. Para a indústria de sucos e doces, o valor fica na casa de R$ 0,80 o quilo, o dobro, em comparação com a época normal da safra que vai de novembro à abril.
Em outra propriedade, pés carregados da variedade sassaoca também precisam de atenção o ano inteiro. A fruta tem a casca mais rugosa e de porte maior, por isso, fica mais suscetível às pragas. Entre as mais comuns estão a que ataca as folhas, a conhecida "mosca das frutas" e até pássaros em busca de alimento. Os métodos de combate são alternativos e minimizam o uso de agrotóxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário