MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Agricultores de MT reclamam da falta de chuva nas lavouras de soja


Produtores de soja do estado estão pedindo mais água.
Chuva ajuda no desenvolvimento das lavouras e no combate às pragas.

Do Globo Rural

De longe, a soja na fazenda em Tangará da Serra, sudoeste de Mato Grosso, está bonita, mas para o produtor, poderia estar melhor.
De perto, dá pra ver que a falta de chuva não atrapalha só o crescimento da planta, mas a produtividade. As folhas foram picotadas por lagartas.
Para controlar a lagarta da maçã e a grande população da lagarta, conhecida como falsa medideira, o produtor precisa pulverizar mais, o que encarece os custos.
Agricultores de todas as regiões produtoras de Mato Grosso passam por este problema. Em Campo Novo do Parecis também têm lagartas nas lavouras. O agricultor Antônio Guzati aumentou 20% a pulverização e mesmo assim, para melhorar a lavoura, é preciso mais chuva. “As chuvas têm sido localizadas, ainda não tivemos uma boa chuva em toda a região”, conta.
Além do aparecimento de pragas, a falta de água pode prejudicar o desenvolvimento da planta nesta fase, quando os grãos começam a encher as vagens.
Ainda é cedo para estimar queda na produtividade, mas para começar o ano mais tranquilos, os produtores fazem pedidos de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário