MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Setor gastronômico em crescimento atrai redes nacionais em Cacoal, RO


Em 2012, o crescimento de estabelecimentos do ramo chega a 20%.
Aquecimento do setor é um reflexo do empenho dos empresários, diz Abrasel.

Paula Casagrande Do G1 RO

Empresários investem em diferenciais para atrair clientela (Foto: Paula Casagrande/G1)Empresários investem em diferenciais para atrair clientela (Foto: Paula Casagrande/G1)
Com um variado cardápio, o setor gastronômico de Cacoal, RO, aquece a economia da cidade, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Cacoal. Instalados principalmente no centro comercial, cada restaurante recebe, em média, cerca de 150 pessoas por dia, o que para os empresários, é um número satisfatório. Em 2012, o crescimento de estabelecimentos do ramo é de 20%, se comparado a 2011 e redes de fast foods chegam à cidade, conforme a Abrasel.
José Pinheiro de Paulo é empresário há 30 anos e não pensa em mudar os negócios. "A área gastronômica é uma cultura da sociedade local. As pessoas saem só para comer, e quando vão fazer alguma programação especial, sempre procuram um restaurante depois. É quase uma regra", diz o empresário.
É rotina sair para comer algo diferente. Os pratos são variados e assim, é possível agradar a todos"
Estefani Soares
Segundo Paulo, que também mantém um restaurante em Ji-Paraná, RO, a diferença de público é notável. "Esse fluxo de pessoas é muito maior aqui [Cacoal]. Nós vemos a diferença na arrecadação também", afirma. Nos finais de semana, quando o movimento é maior, os estabelecimentos da cidade chegam a receber cerca de 150 pessoas, segundo a Abrasel.
Para os empresários, quem investe no atendimento ao público sai na frente. "Por causa do calor, quem climatizou o ambiente se manteve na frente da competição. Há também a área de lazer para as crianças, o que mantém os pais sossegados nas mesas. Tudo isso influencia quando o assunto é restaurante", explica o gerente de restaurante Leandro Aparecido dos Santos.
Estefani Soares disse ao G1 que ir a restaurantes é sempre um momento de lazer. "Nossa família costuma ir à missa e depois é rotina sair para comer algo diferente. Os pratos são variados e assim, é possível agradar a todos" afirma.
Setor em crescimento
Para a presidente da Abrasel em Cacoal, Vera Bianchini, o aquecimento da área gastronômica da cidade é um reflexo do empenho dos empresários. "O setor se une em prol da gastronomia local, buscando melhorar ambientes e serviços, o que torna Cacoal um polo de referência para outros municípios", considera.
De acordo com Vera, até 2011, 45 restaurantes estavam catalogados na associação. "Mas em 2012 esse número aumentou cerca de 20%. Atualmente temos redes nacionais de fast foods e novos restaurantes também abriram as portas", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário