MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Produtores têm orientação da Emater para garantir qualidade do açaí no PA


Produto é uma das principais fontes de renda para comunidades rurais.
Produção na região chamada de Eixo Forte chega a 40 toneladas por ano.

Do Globo Rural

O açaí é uma das principais fontes de renda para algumas comunidades rurais da região de Santarém, no Pará. Os agricultores recebem orientação de técnicos da Emater para garantir a qualidade do produto.
A produção de açaí no oeste do Pará é bastante reconhecida pela qualidade do produto. Segundo o IBGE, em 2010, das 106.562 toneladas de açaí no estado do Pará, 69 toneladas foram produzidas no município de Santarém, onde fica a comunidade rural Santa Luzia. A região, chamada de Eixo Forte, é uma das maiores produtoras do fruto. A produção chega a 40 toneladas por ano. O plantio é feito com as orientações dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado do Pará.
Na hora da colheita, o agricultor João de Sousa Queiroz prepara a peconha, feita com o cipó do açaizeiro ou mesmo com saco, para subir na arvore. Com agilidade e muita experiência, o produtor desce com três cachos de açaí. A limpeza inicial é feita na água corrente do igarapé. Depois, são feitas várias lavagens com hipoclorito. Na máquina de transformar o fruto em poupa, ele bate o açaí e deixa no ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário