MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Feira na BA oferece técnicas que podem ajudar no convívio com a seca


Exposição da agricultura familiar termina no sábado (27).
Evento reúne mais de 500 agricultores de 70 municípios da Bahia.

Do Globo Rural

A cidade de Feira de Santana, na Bahia, recebe pequenos produtores rurais de todo o estado que visitam uma feira dedicada à agricultura familiar. Eles têm acesso a tecnologias simples e baratas que podem ajudar a conviver melhor com a seca.
Mais de 500 agricultores de 70 municípios do interior da Bahia visitam diariamente a primeira exposição da agricultura familiar. No estande da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) não faltam novas tecnologias para a convivência com a seca.
Nos últimos meses, tem chovido pouco na região. Muitas plantações secaram. Os animais comem o resto que sobrou do verde. A plantação de palma adensada é uma alternativa para alimentar os rebanhos. Assim, o agricultor consegue ter maior produção em um espaço menor.
O aviário móvel é outra novidade da exposição. Na medida em que o galinheiro se desloca, as aves se alimentam e adubam a terra com as fezes.
O sistema integrado de agroecologia é uma tecnologia que permite ao agricultor plantar frutas e hortaliças, além de criar peixes e aves, em um pequeno espaço de terra. As plantações alimentam as aves que adubam a terra. A água dos peixes volta a irrigar o plantio.
As novas tecnologias estão melhorando muito a vida no campo. O agricultor João Batista usa a bomba conhecida como puxa-empurra para encher as caixas de água das residências. O custo da bomba é de R$ 30. Um sistema hidráulico com duas bolas de gude permite uma vazão de 700 litros de água por hora.
A exposição da agricultura familiar em Feira de Santana termina no sábado (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário