Peixes se 'acostumaram' com o novo caminho construído, diz biólogo.
Das 70 espécies de peixes do Madeira, 25 já passaram pelo canal.
![Peixes enfrentam a correnteza do reservatório da usina hidrelétrica (Foto: Gabriel Villela Torquato/Divulgação) Peixes enfrentam a correnteza do reservatório da usina hidrelétrica (Foto: Gabriel Villela Torquato/Divulgação)](http://s2.glbimg.com/njnZmxvsA6dBJ3u9vDjfbTVHB1otWHkZAZOiURZsGH5Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/25/peixes4.png)
Para garantir a passagem dos peixes, os engenheiros da construtora projetaram um canal artificial de um quilômetro de extensão construído no meio da barragem, onde antes havia a cachoeira de Santo Antônio.
O Sistema de Transposição de Peixeis (STP) construído imita as nuances do rio como a das corredeiras e barreiras naturais que os peixes precisam passar para desovar. Entre as pedras, se formam os lagos onde os peixes descansam a cada barreira que passam. As dificuldades são menores, mas permanecem. Segundo o biológo, sem dificuldades os peixes não sobem o rio para procriar.
![Vinte e cinco espécies, das 70 do Rio Madeira, já passaram pelo Sistema de Transposição de Peixes (Foto: Gabriel Villela Torquato/Divulgação) Vinte e cinco espécies, das 70 do Rio Madeira, já passaram pelo Sistema de Transposição de Peixes (Foto: Gabriel Villela Torquato/Divulgação)](http://s2.glbimg.com/mlARpbszH9RNzinmaIaU5Js4WuVSFU-sW7P92HcRJDFIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/25/peixes2.jpg)
O trabalho é permanente, as equipes da empresa contratada fazem o monitoramento no trecho do canal. Os peixes são pescados por amostragem; identificados e depois devolvidos a água. Das mais de 70 espécies que habitam a região do Rio Madeira, segundo estudos anteriores, 25 estão passando pelo canal.
![](http://s02.video.glbimg.com/x240/2206985.jpg)
Bagres do Madeira
Os testes definitivos começam em dezembro, quando se inicia a temporada de chuvas na Amazônia; e as espécies de peixe de couro, os chamados grandes bagres que estão no topo da cadeia alimentar, começam a desovar. Nos últimos dois anos, os biólogos instalaram chips em mais de 200 peixes de couro capturados perto da usina.
Quando o ciclo de desova dos peixes de couro começar, os sinais emitidos pelos chips serão captados pelas antenas colocadas; com isso os cientistas poderão saber qual a proporção de bagres que conseguiu subir e chegar até a represa.
![Sistema de Transposição de Peixes construído onde antes era a cachoeira de Santo Antônio (Foto: Alex Araujo/Divulgação) Sistema de Transposição de Peixes construído onde antes era a cachoeira de Santo Antônio (Foto: Alex Araujo/Divulgação)](http://s2.glbimg.com/UUc50914IaAsdkIXlGCqQWMrtIOGtRkqDau_-tDRFdlIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/25/stp1.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário