MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ambulâncias do Samu iniciam atendimentos em Ariquemes, RO


Quatro ambulâncias estavam paradas há dois anos.
Falta de uma base e equipe treinada impedia o funcionamento dos veículos.

Eliete Marques Do G1 RO

Quatro unidades começam a atender as solicitações da população da Ariquemes (Foto: Eliete Marques/G1)Quatro unidades começam a atender as solicitações da população da Ariquemes (Foto: Eliete Marques/G1)
Após dois anos paradas no pátio do Corpo de Bombeiros de Ariquemes, RO, quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciam os serviços de antendimento à população. Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e estavam parados por falta de estrutura e equipe médica.
O secretário municipal de saúde, Adelson Maia, explica que para a autorização do funcionamento do Samu é necessário que o município apresente uma equipe treinada e uma base construída. Esta realidade mudou este ano, conforme Maia, quando uma equipe de profissionais de saúde voluntários formou o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que em parceria com o Corpo de Bombeiros garantiu a homologação do Samu no município.
O MS emitiu autorização para o funcionamento do Samu no dia 10 de outubro, mas as ambulâncias não puderam ser utilizadas. Neste período, o serviço estava realizado pelas unidades móveis do Corpo de Bombeiros. “As ambulâncias não estavam sendo utilizadas, pois precisávamos acertar os trâmites de regulamentação. Então, a partir de hoje, [quinta-feira (25)] o Samu começa a funcionar efetivamente no município”, enfatiza o secretário de saúde.
Quanto a construção da base, Maia conta que por enquanto o serviço utilizará a base do Corpo de Bombeiros. “Já temos o local para a construção da base do Samu. O recurso federal está previsto para ser enviado em novembro e as obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2013”, destaca.
Unidades possuem equipamentos hospitalares de última geração (Foto: Eliete Marques/G1)Unidades possuem equipamentos hospitalares de
última geração (Foto: Eliete Marques/G1)
O coordenador do Samu, enfermeiro Marconi Edison, explica que as ambulâncias, três unidades de suporte básico e um avançado, é composto por equipamentos hospitalares de última geração, o que garante atendimento rápido e eficiente. “O samu é o hospital que vai até o cidadão, realiza atendimento médico, minimiza sequelas e salva vidas”, afirma Marconi.
Edison ressalta ainda que o serviço será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros. “São 35 'samuzeiros' e 20 bombeiros que atenderão as chamadas. Esta é a única equipe da região norte que trabalha nesta integração e que tem esta estrutura”, garante o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário