MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mulher diz que espera há dois anos por cirurgia na rede pública do DF


Ela afirma que passou por quatro hospitais para retirada de pedra na vesícula.
Com mutirão, atendimento será regularizado em até dez meses, diz GDF.

Do G1 DF

Uma dona de casa diz que espera há dois anos por uma cirurgia para retirada de pedra na vesícula na rede pública de saúde do Distrito Federal, conta reportagem do DFTV 1ª edição.  Desde o diagnóstico, Sebastiana Maria da Conceição conta que passou por quatro hospitais públicos: Gama, Santa Maria, Base e Hran. Todos alegaram problemas como falta de vaga e de médico.
Segundo a Secretaria de Saúde, hoje há cerca de quatro mil pessoas à espera da cirurgia para retirar pedra da vesícula. Há dois meses, o governo iniciou um mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia e a expectativa é que todos os pacientes sejam operados em até dez meses.
O mutirão aumentou um turno de trabalho, com cirurgias sendo realizadas também à noite. Onze hospitais públicos do DF estão fazendo o procedimento. “Esse projeto visa justamente diminuir essa fila de espera e trazer essa demora para um patamar razoável”, falou o coordenador de cirurgia da Secretaria de Saúde, Baylon Pereira Alves.
Ainda de acordo com a secretaria, casos mais graves e mais antigos terão prioridade. O médico responsável pelas cirurgias nos hospitais públicos do DF vai avaliar a situação de Sebastiana Maria da Conceição ainda nesta terça-feira (23), para encaminhar ou não como prioridade.
Espera
Sebastiana Maria da Conceição afirma que já não consegue comer direito. Em seis meses, perdeu 15 quilos. E enquanto espera, as dores só aumentam. “Eu trabalhava, andava sozinha, agora não dou conta de andar só, porque passo mal dentro dos ônibus.”
O sofrimento da mulher fez com que os filhos dela procurassem a rede particular. A ideia era dividir o custo da cirurgia. “Fica difícil dividir. Nós todos temos família. É uma situação complicada”, diz a filha da paciente Alessandra Maria da Silva. Segundo a família, os honorários médicos para fazer a cirurgia em hospital particular seriam de cerca de R$ 7 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário