MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Integrantes do MTST ocupam sede do Ministério das Cidades


Ex-moradores do Novo Pinheirinho, no DF, reivindicam auxílio-moradia.
Membros do movimento se reúnem com representantes o governo federal.

Do G1 DF

Integrantes do MTST invadem a sede do Ministério das Cidade na manhã desta quarta (24) (Foto: Willian Farias / G1)Integrantes do MTST invadem a sede do Ministério
das Cidade na manhã desta quarta (24)
(Foto: Willian Farias / G1)
Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupou a sede do Ministério das Cidades na manhã desta quarta (24). Eles afirmam que o governo federal não cumpriu o acordo de pagar auxílio-aluguel aos ex-moradores do Novo Pinheirinho, em Ceilândia, até que as famílias conseguissem suas casas por meio de programa habitacional.
A Polícia Militar informou que cerca de 150 pessoas do movimento estão no local desde às 10h. O movimento afirmou que o número de manifestantes é de 240 pessoas, que chegaram à Esplanada em cinco ônibus com ocupação total.
Segundo o coordenador do movimento Francinaldo Silva, o governo federal não está respeitando um acordo feito com os sem-teto na época da desocupação do Novo Pinheirinho, em Ceilândia, no Distrito Federal. As famílias deixaram o local em maio deste ano.
Francinaldo afirmou que na época o governo se prontificou a fornecer uma ajuda aos moradores no valor de R$ 408, durante três meses. Neste período, um projeto de lei seria criado para normatizar uma ajuda em dinheiro até que as famílias pudessem ter suas casas, segundo Silva. O auxílio-aluguel seria oferecido até que os ex-moradores do Novo Pinheirinho recebessem suas casas por meio de um programa habitacional do governo federal.
"Tudo o que o governo pediu a gente fez. Estamos esperando que o governo cumpra a parte dele. Quando acabou o auxílio-moradia, muitas das famílias voltaram para as ruas", disse Francinaldo ao G1.
De acordo com o coordenador do MTST, quatro integrantes do movimento foram recebidos por um representante do governo. Por volta das 10h50 eles estavam reunidos na sede do Ministério das Cidades.
A assessoria do Ministério das Cidade confirmou a reunião com o movimento mas não informou o resultado da conversa até a publicação desta reportagem.
Novo Pinheirinho
Um grupo de cerca de 1.400 famílias invadiu um terreno público da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), no último dia 21 de abril. A área é equivalente a 35 lotes de terrenos urbanos.
Lideranças do movimento sem-teto alegaram, na época, que a invasão seria resultado da falta de um programa do governo que oferecesse moradias populares aos cerca de 340 mil cadastrados na fila da habitação no Distrito Federal.
Cerca de um mês depois, um acordo entre os moradores e o GDF levou as famílias a descocuparem o local e a se cadastrarem no prorgramas sociais do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário