MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de outubro de 2012

Menina ensina truques de maquiagem que aprendeu na internet em Aracaju


Ela grava os próprios tutoriais e mostra para as amigas da escola.
Maquiagem virou uma das brincadeiras preferidas entre as garotas.

Marina Fontenele Do G1 SE

Meninas exibem a produção feita por Rafaela Costa (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Meninas exibem a produção feita por Rafaela Costa (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O interesse por maquiagem começou aos dois anos ao observar a mãe se arrumando para trabalhar. Logo quando acordava, Rafaela Costa Andrade Monteiro corria para a gaveta do armário do banheiro para pegar os produtos de beleza. Aos 9 anos, a menina assiste a tutoriais na internet, grava os seus próprios vídeos e repassa os ensinamentos para as amigas da escola.
“Tive que esconder meus batons, rímel e sombras porque senão ela pegava para brincar. Era impressionante, ela acordava e ia direto para o banheiro mexer nas maquiagens, ela deve ter herdado isso da minha avó que andava maquiada até os 86 anos”, lembra a jornalista Alexandra Brito, mãe de Rafaela.
Rafaela já fez mais de 20 vídeos com tutoriais de maquiagem (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Rafaela já fez mais de 20 vídeos com tutoriais de
maquiagem (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Rafaela também lê revistas sobre as cores que são tendências para cada temporada. “Depois de fazer as tarefas de casa eu assisto os vídeos, fico tentando fazer igual e depois gravo meu tutorial para mostrar para as minhas amigas”, conta a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.
Alexandra diz que o gosto da filha não interfere na rotina da criança. “Ela não sai maquiada todos os dias, mas gosta de ficar treinando em casa e de maquiar as meninas. Teria que me preocupar se fosse uma coisa excessiva, mas é pura brincadeira. Para evitar que a pele seja prejudicada sempre a oriento lavar o rosto com sabonete neutro e limpar com lenço umedecido para não deixar resíduos”.
Se deixar, a brincadeira não tem hora para terminar (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Rafaela faz maquiagem em outra criança (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Brincadeira das boas
As amigas de Rafaela também gostam de brincar de salão de beleza e de se produzir. “Prefiro fazer um olho bem feito com sombras branca, lilás, rosa e azul. Aprendi a esfumaçar, mas ainda não ficou muito bom com cor escura. Também gosto de usar rímel, blush, batom e gloss”, diz a menina, que sonha em ser médica. A diversão é ainda maior quando todas levam suas maquiagens e acessórios, a mesa fica repleta de um colorido intenso.
Mesa fica coberta de um colorido intenso (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Mesa fica coberta de um colorido intenso
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Cátia Cilene Rocha de Araújo mãe de meninas de 12, 10 e 4 anos disse volta à infância com as meninas. “É uma forma interessante para se distrair, acabo me divertindo com elas. Até a caçula gosta de seguir as irmãs e se maquiar”.
Segundo a psicóloga Thallita Katiussia Santana Torres a brincadeira é saudável porque as crianças tendem a se inspirar no comportamento dos pais. “Isso só vai ser prejudicial se for em excesso e a menina deixar de ir para a escola porque não está maquiada”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário